A GDSun, empresa de geração distribuída de energia solar de autoconsumo remoto, concluiu a energização de duas novas usinas solares fotovoltaicas. A primeira, a UFV Estância, tem 5,52 MWp de potência instalada e fica em Fernandópolis, SP. A segunda é a UFV São Lourenço do Sul, de 880 kWp, em cidade homônima no Rio Grande do Sul.

Com as duas novas operações para gerar créditos aos seus clientes, a GDSun atinge a marca de 65 usinas no País, com uma capacidade instalada total de 168,4 MWp, em 13 estados. Em rota de crescimento, em 2023 a empresa já havia adquirido duas miniusinas solares fotovoltaicas em Minas Gerais que, juntas, somam capacidade total de 10,2 MWp. As fazendas solares passaram a gerar para o consumo no estado mineiro da operadora de telecomunicações Claro, uma das principais clientes em projetos de GD da empresa.

“A geração de energia solar tem crescido de maneira exponencial nos últimos anos, o que reflete nos movimentos de grandes empresas em busca da transição energética. A GDSun aposta em um modelo de negócio que contribui para viabilizar esse processo no País”, disse a CEO da empresa, Simone Suárez. O plano de investimentos da GDSun é atingir 500 MWp de capacidade instalada até 2025, com preferência por projetos greenfield.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024