A 4ª edição da Intersolar Summit Brasil Nordeste, dias 10 e 11 de abril, em Fortaleza, no Ceará, registrou recorde de público, com mais de 5 mil visitantes interessados na exposição de 100 empresas do setor e na programação do congresso técnico, cujas palestras e minicursos abordaram não só a energia solar fotovoltaica mas também temas correlatos como hidrogênio verde, baterias e eletromobilidade.
Como resultado da presença elevada de público, a versão regional da Intersolar foi bem avaliada por organizadores ― Aranda Eventos e a alemã Solar Promotion ― e expositores. O diretor geral da Solar Promotion, Florian Wessendorf, destacou a correlação entre o sucesso do evento e a importância do Nordeste na transição energética.
“Tivemos discussões de alto nível em nossos painéis, geração de conhecimento nos minicursos e diversos negócios em nossa feira. O evento mostra o protagonismo do Nordeste brasileiro na transição energética. Esperamos seguir contribuindo nessa jornada, que gera benefícios para toda a sociedade”, disse Wessendorf.
Já entre os expositores a avaliação foi a de que a Intersolar conseguiu alavancar negócios. Este é o caso da fabricante de inversores Sungrow. Segundo seu gerente de contas, Samuel Costa, contratos foram fechados durante o evento. “Para nós é um evento muito importante, principalmente na região Nordeste, que é uma região na qual temos uma boa penetração de mercado. A feira deste ano foi muito boa, tivemos vários negócios e lançamos produtos”, afirma.
Outro exemplo ocorreu na distribuidora Aldo Solar, cujo diretor comercial, Thiago Varanda, destacou resultados práticos da Intersolar para a empresa. “Tivemos uma interação maravilhosa por meio de uma ativação que realizamos em parceria com a Growatt. Só com isso tivemos mais de 1.000 participantes”, afirma. Tanto a Sungrow como a Aldo Solar também participam das versões da Intersolar em São Paulo, dentro da plataforma de eventos de energia Smarter E South America, e do Rio Grande do Sul, a Intersolar Summit Brasil Sul, em Porto Alegre, RS.
O congresso, que teve ampla temática envolvendo solar e outros assuntos correlacionados ao setor, como digitalização e hidrogênio verde, foi da mesma forma bem avaliado pelos participantes. Para a superintendente de soluções inteligentes da Neoenergia, Delfina Pontes, o mérito da programação foi entender que o setor pode agregar valor com outros serviços, como digitalização, mobilidade, armazenamento e hidrogênio verde.
Já para Markus Vlasits, diretor da NewCharge e presidente da Associação Brasileira de Soluções em Armazenamento de Energia, a Absae, o congresso se mostrou o evento “âncora para energias renováveis, especialmente fotovoltaica, no Nordeste”. “Temos expositores de diversos segmentos. Dessa forma, os visitantes podem conhecer, se familiarizar e trazer para seus negócios as principais tendências do setor", disse.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024