As novas instalações de geração própria de energia solar em telhados de residências e empresas atingiram patamar de R$ 8 bilhões em investimentos no primeiro trimestre do ano, segundo mapeamento do Portal Solar, franqueadora de integração solar que atua em todo o País.

O balanço da empresa, com base em relatórios da Aneel, aponta que cerca de 200 mil novos consumidores adotaram a energia fotovoltaica no período, aí incluindo todas as modalidades de geração distribuída. Isso significa que foram adicionados aproximadamente 2 GW de capacidade operacional em telhados, fachadas e pequenos terrenos no Brasil.

Segundo a empresa, os sistemas solares instalados no primeiro trimestre de 2024 somam cerca de 100 mil novas conexões em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais, e teriam sido responsáveis pela geração de aproximadamente 60 mil empregos diretos e indiretos.

Na análise do Portal Solar, o uso da energia solar pelas empresas e consumidores residenciais foi impulsionado pela queda do preço do equipamento, em torno de 40% nos últimos doze meses. Além disso, aponta como causas importantes a onda de calor no período, a elevação da tarifa de energia elétrica no Brasil e a busca por mais autonomia e conforto térmico com a implantação de aparelhos de ar condicionado, o que favorece o uso de energia própria.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024