A consultoria CELA - Clean Energy Latin America, especializada em assessoria financeira e estratégica para investidores do setor de energia renovável, criou uma nova área de negócios voltada para assessoramento de fusões e aquisições (M&A) e financiamento de projetos (project finance). O serviço é direcionado a projetos de energia eólica, solar, armazenamento de energia e hidrogênio verde.

A meta da consultoria com a nova unidade é dobrar o volume de negócios. Na última década, segundo comunicado da empresa, foram assessorados 3,5 GW em transações nos setores de energia eólica e solar, o que inclui empreendimentos de geração centralizada e de geração distribuída de diferentes portes.

A nova área passa a ter uma equipe dedicada nos processos de M&A e project finance, que será comandada por Irving Petrazzini, executivo com passagens pelo Banco Votorantim, Morgan Stanley, BTCompany e Digital House. Formado em engenharia elétrica pela Poli-USP, Petrazzini tem experiência na estruturação e execução de estratégias de crescimento baseadas em aquisições.

Segundo estudo recente da CELA, os acordos com fusões e aquisições no setor de energias renováveis somam cerca de R$ 50 bilhões acumulados no Brasil nos últimos dez anos. De acordo com o estudo, foram mapeados mais de 50 GW de projetos e empresas transacionadas entre 2014 e 2023, período que registrou aumento de mais de 400% no número de transações mapeadas anualmente. Nos últimos 24 meses, entre 2022 e 2023, foram mapeadas mais de 60 transações, totalizando aproximadamente R$ 25 bilhões e uma capacidade de 30 GW em transações.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025