A geração solar distribuída ultrapassou a marca de 29 GW de potência instalada operacional em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no Brasil, segundo acompanhamento da Aneel. Com a capacidade, a GD solar garante créditos para 3,7 milhões de unidades consumidoras.

Em número de usinas fotovoltaicas de geração distribuída, ainda segundo a agência, o país ultrapassou os 2,6 milhões de sistemas, em 5.545 municípios. Segundo cálculo da Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o cenário atraiu, desde 2012, cerca de R$ 142,5 bilhões em novos investimentos, 870 mil empregos em todas as regiões do Brasi e uma arrecadação aos cofres públicos de mais de R$ 42,3 bilhões.

Para o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, o crescimento é sinal da popularização da tecnologia. “Analistas de mercado apontam que, apenas em 2023, os módulos solares registraram queda de cerca de 50% no preço médio final, ampliando a atratividade e o acesso por consumidores brasileiros de diferentes perfis”, disse.

Para Koloszuk, a queda nos preços tornou o momento ideal para investimentos em residências, empresas e propriedades rurais. “E ainda há um enorme potencial de crescimento do uso da tecnologia fotovoltaica, já que o Brasil possui cerca de 92,4 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica no mercado cativo”, explica.

Também pesa a favor da geração distribuída, para a Absolar, o fato de o CNPE - Conselho Nacional de Política Energética ter publicado recentemente as diretrizes de cálculo dos custos e benefícios da geração distribuída, pela Resolução nº 2/2024. As determinações, na avaliação da associação, sinalizam à Aneel a criação de um mecanismo de tarifação justa.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025