A portuguesa EDP abriu inscrições de edital que visa selecionar e financiar projetos que atendam comunidades carentes com iniciativas de acesso à energia, eficiência energética e de combate à pobreza energética. Batizado de EDP Energia Solidária, o edital prevê aportes de até R$ 500 mil.

Podem ser contemplados com o investimento um ou mais projetos, segundo o resultado da seleção. Os pré-selecionados serão divulgados em agosto e os selecionados serão comunicados até novembro. A execução deve acontecer em 2025, por um período máximo de doze meses.

Entre os critérios de avaliação, a EDP destaca a relevância e o impacto social, o caráter inovador e a sustentabilidade a longo e médio prazos. Além disso, há a necessidade de os projetos se direcionarem às regiões de atuação da EDP no Brasil, no Amapá, Espírito Santo, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba e São Paulo.

Na edição de 2023, um projeto voltado para escolas públicas de São Paulo foi contemplado com investimento de mais de R$ 300 mil. Ainda a ser implantado, como parte da iniciativa uma escola pública de Guaratinguetá, SP, receberá um sistema fotovoltaico que vai gerar energia solar para a instituição e que ainda terá créditos excedentes para moradores da comunidade. 

Interessados têm até o dia 31 de maio para se inscreverem pelo site https://prosas.com.br/editais/14501-edp-energia-solidaria.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025