A portuguesa EDP abriu inscrições de edital que visa selecionar e financiar projetos que atendam comunidades carentes com iniciativas de acesso à energia, eficiência energética e de combate à pobreza energética. Batizado de EDP Energia Solidária, o edital prevê aportes de até R$ 500 mil.
Podem ser contemplados com o investimento um ou mais projetos, segundo o resultado da seleção. Os pré-selecionados serão divulgados em agosto e os selecionados serão comunicados até novembro. A execução deve acontecer em 2025, por um período máximo de doze meses.
Entre os critérios de avaliação, a EDP destaca a relevância e o impacto social, o caráter inovador e a sustentabilidade a longo e médio prazos. Além disso, há a necessidade de os projetos se direcionarem às regiões de atuação da EDP no Brasil, no Amapá, Espírito Santo, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba e São Paulo.
Na edição de 2023, um projeto voltado para escolas públicas de São Paulo foi contemplado com investimento de mais de R$ 300 mil. Ainda a ser implantado, como parte da iniciativa uma escola pública de Guaratinguetá, SP, receberá um sistema fotovoltaico que vai gerar energia solar para a instituição e que ainda terá créditos excedentes para moradores da comunidade.
Interessados têm até o dia 31 de maio para se inscreverem pelo site https://prosas.com.br/editais/14501-edp-energia-solidaria.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024