O papel social da energia solar dentro da transição energética vai ser debatido em audiência pública na Comissão Permanente de Minas e Energia da Câmara dos Deputados no próximo dia 29 de maio às 10h. Com o título “Transição Energética Justa - Papel Social da Energia Solar”, a audiência, que será transmitida online, visa debater políticas públicas para a Geração Distribuída, com o objetivo de estimular o uso e incentivo para contribuir para uma transição energética justa e eficiente. O pedido foi requerido pelo deputado federal Bandeira de Mello (PSB-RJ).
A audiência vai contar com a participação de palestrantes ligados a programas e soluções para levar projetos solares a comunidades carentes. Estão entre as propostas da audiência debates sobre políticas de garantia de acesso e qualidade de energia, aí incluindo a tarifação progressiva/social, e de eficiência energética, em que o destaque fica por conta das soluções fotovoltaicas e o acesso a equipamentos eficientes. A ideia é trazer ao debate depoimentos concretos sobre projetos realizados por exemplo em favelas e apresentar dados para embasar ações de combate à chamada transição energética injusta.
Entre os convidados sugeridos pelo deputado, estão, para começar, representantes da Revolusolar, ONG fundada em 2015 no Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro, que promove a implantação de usinas solares em comunidades por todo o país, em projetos que reúnem agentes dos setores privado e público.
Foram também propostas as participações do responsável pela força-tarefa social da Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Michel Sednaoui, e de Ana Himmelstein Capelhuchnik, líder do comitê de energias renováveis do Movimento Inovação Digital, grupo que reúne empresas de inovação e de transformação digital no Brasil e no mundo, principalmente as climatechs e energytechs.
Além desses especialistas, são convidados representantes de empresas especializadas em geração distribuída compartilhada, como a Lemon Energia, e entidades como o LabJaca, laboratório de pesquisa e geração de dados sobre a vida de favelas e periferias, que gerou o relatório Eficiência Energética nas Favelas.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024