O papel social da energia solar dentro da transição energética vai ser debatido em audiência pública na Comissão Permanente de Minas e Energia da Câmara dos Deputados no próximo dia 29 de maio às 10h. Com o título “Transição Energética Justa - Papel Social da Energia Solar”, a audiência, que será transmitida online, visa debater políticas públicas para a Geração Distribuída, com o objetivo de estimular o uso e incentivo para contribuir para uma transição energética justa e eficiente. O pedido foi requerido pelo deputado federal Bandeira de Mello (PSB-RJ).

A audiência vai contar com a participação de palestrantes ligados a programas e soluções para levar projetos solares a comunidades carentes. Estão entre as propostas da audiência debates sobre políticas de garantia de acesso e qualidade de energia, aí incluindo a tarifação progressiva/social, e de eficiência energética, em que o destaque fica por conta das soluções fotovoltaicas e o acesso a equipamentos eficientes. A ideia é trazer ao debate depoimentos concretos sobre projetos realizados por exemplo em favelas e apresentar dados para embasar ações de combate à chamada transição energética injusta.

Entre os convidados sugeridos pelo deputado, estão, para começar, representantes da Revolusolar, ONG fundada em 2015 no Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro, que promove a implantação de usinas solares em comunidades por todo o país, em projetos que reúnem agentes dos setores privado e público.

Foram também propostas as participações do responsável pela força-tarefa social da Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Michel Sednaoui, e de Ana Himmelstein Capelhuchnik, líder do comitê de energias renováveis do Movimento Inovação Digital, grupo que reúne empresas de inovação e de transformação digital no Brasil e no mundo, principalmente as climatechs e energytechs.

Além desses especialistas, são convidados representantes de empresas especializadas em geração distribuída compartilhada, como a Lemon Energia, e entidades como o LabJaca, laboratório de pesquisa e geração de dados sobre a vida de favelas e periferias, que gerou o relatório Eficiência Energética nas Favelas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024