A AXS Energia, integrante do grupo Roca no setor de energia renováveis, confirmou na semana passada uma nova operação de longo prazo, consolidada no primeiro trimestre de 2024, para o financiamento de usinas de energia solar na modalidade de micro e minigeração distribuída. O valor total da operação foi de US$ 31,3 milhões.

A operação, via credit loan tomado pela AXS Delaware (subsidiária da AXS Energia) com fundos do grupo CIFI e Triodos, possibilitou o recurso para construção de 14 usinas de produção de energia fotovoltaica nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, com capacidade instalada total de 39,7 MWp. O processo teve como coordenador líder a XP Investimentos.

Segundo comunicado da AXS, a ação marca um passo significativo na expansão da sua infraestrutura de energia renovável no Brasil “por meio da energia solar compartilhada, somando ainda com a geração de empregos e com a economia das regiões de operação das usinas”, disse o diretor comercial da AXS Energia, Eduardo Coutinho.

Projeções da empresa indicam que a iniciativa pode mitigar mais de 40.000 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente, e que as usinas vão gerar mais de 760 postos de trabalho, direta e indiretamente, impulsionando a economia das comunidades envolvidas.

O financiamento foi viabilizado pelo Grupo CIFI, que tem experiência em projetos de infraestrutura na América Latina e no Caribe. Desde sua fundação em 2001, o Grupo CIFI já analisou mais de 600 projetos e participou de mais de 200 transações, totalizando um valor superior a US$ 2,0 bilhões.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024