A rede de hotelaria DiRoma, de Caldas Novas (GO), inaugurou no dia 29 de agosto uma das maiores miniusinas fotovoltaicas urbanas do país, com potência instalada de 5,6 MWp, 16 578 módulos e que ocupa 3220 m2 em sistema de cobertura tipo garagem, 3.800 m2 em telhados e 75 mil m2 em solo.

Conectada à rede da Enel Goiás, a miniusina, no modelo de geração distribuída por autoconsumo remoto, deve gerar por volta de 670 MWh por mês, dos quais a maior parte será descontada das faturas de energia dos 13 hotéis do grupo na cidade goiana conhecida por suas águas termais, e ainda com excedente para injetar na rede. A estimativa do grupo é a de que a economia com os gastos em energia chegará a 85%, o equivalente a R$ 500 mil mensais.

Todos os equipamentos foram fornecidos pela WEG e a integradora responsável pela implantação foi a Eficaz Tecnologia Sustentável, de Goiânia (GO). Embora não revele o total investido na miniusina, a empresa estima ter retorno sobre o investimento em um período de 30 a 36 meses. Com o projeto, considerado o maior do tipo em Goiás, todos os hotéis do grupo ficarão autossuficientes.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024