A maior oferta de soluções para financiamento de kits de energia solar no Brasil tem elevado o interesse dos brasileiros em instalar painéis fotovoltaicos. De acordo com balanço da plataforma Meu Financiamento Solar, especializada em financiamento para projetos fotovoltaicos de geração própria de energia solar no País, os consumidores do estado de São Paulo lideram a busca por crédito para implantação de sistemas solares em telhados e pequenos terrenos.

Segundo o mapeamento, os paulistas representaram 14,4% do total de pedidos de crédito na plataforma para instalação de painéis fotovoltaicos no primeiro trimestre deste ano. Em seguida, o ranking traz os estados do Pará e da Bahia, com 10,7% e 9,3% da procura por financiamento no País, respectivamente.

São Paulo registra a maior potência instalada no País de energia fotovoltaica em telhados, pequenos negócios e terrenos. Segundo recente mapeamento da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o estado possui mais de 3,9 GW em operação nessa categoria, com mais de 412 mil conexões operacionais, que beneficiam 486 mil consumidores de energia elétrica.

Já o Pará possui mais de 106 mil consumidores abastecidos pela geração própria solar, em mais de 82 mil conexões operacionais em 143 cidades. E a Bahia tem mais de 1,2 GW de potência instalada em mais de 145 mil conexões em 417 cidades. Atualmente mais de 229 mil consumidores baianos já contam com energia fotovoltaica.

Os “Top 5“ estados em procura por financiamento de sistemas fotovoltaicos no Brasil são: São Paulo, 14,4%; Pará, 10,7%; Bahia, 9,3%; Mato Grosso, 8,5%; e Pernambuco, 7,8%.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025