Lançado recentemente, o projeto Ilumina RS, idealizado pela Rede Brasil Solar Santa Maria e a BayWa r.e, mobiliza empresas do setor de energia solar com o objetivo de viabilizar a substituição ou reparo de equipamentos fotovoltaicos atingidos pelas fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio. O projeto tem como mote “Trazendo a energia do sol de volta para o Rio Grande do Sul”, ou seja, restabelecer a geração de energia fotovoltaica do Estado, priorizando as áreas mais afetadas.
Com a participação de importantes players do mercado, o grupo reúne fabricantes de módulos, inversores, conectores, string boxes, cabos, estruturas de fixação e serviços. Entre as empresas que já aderiram estão Fronius, JA Solar, LONGi, SolarEdge, Stäubli, Sungrow e Yes Energia Solar.
O Rio Grande do Sul é o terceiro estado do País em geração de energia solar distribuída. Segundo mapeamento da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, em abril sua capacidade instalada ultrapassou 2,7 GW, em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. O estado possui mais de 302 mil conexões em todos seus 497 municípios, compensando a conta de 401 mil consumidores de energia elétrica.
O projeto visa garantir a segurança e minimizar os riscos das instalações por meio de vistorias técnicas realizadas por equipes homologadas, restabelecendo a funcionalidade dos sistemas de energia solar. “Esse esforço coletivo destaca a importância da união e trabalho para superar desafios,” destaca Liciany Ribeiro, CEO da BayWa r.e Brasil.
Para participar do programa, o interessado deve preencher um formulário no website https://iluminariograndedosul.com.br/ e aguardar contato por parte do integrador para agendamento da vistoria, após a qual será emitido laudo técnico do tipo de reparo ou substituição. Depois disso ocorre análise de linha de crédito facilitado junto a entidades financeiras parceiras do projeto. E por fim a instalação
O Ilumina RS tem uma página oficial no Instagram, @iluminariograndedosul, onde podem ser obtidas informações adicionais.
Mais Notícias FOTOVOLT
Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.
28/03/2025
Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.
28/03/2025
Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.
28/03/2025