Lançado recentemente, o projeto Ilumina RS, idealizado pela Rede Brasil Solar Santa Maria e a BayWa r.e, mobiliza empresas do setor de energia solar com o objetivo de viabilizar a substituição ou reparo de equipamentos fotovoltaicos atingidos pelas fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio. O projeto tem como mote “Trazendo a energia do sol de volta para o Rio Grande do Sul”, ou seja, restabelecer a geração de energia fotovoltaica do Estado, priorizando as áreas mais afetadas.

Com a participação de importantes players do mercado, o grupo reúne fabricantes de módulos, inversores, conectores, string boxes, cabos, estruturas de fixação e serviços. Entre as empresas que já aderiram estão Fronius, JA Solar, LONGi, SolarEdge, Stäubli, Sungrow e Yes Energia Solar.

O Rio Grande do Sul é o terceiro estado do País em geração de energia solar distribuída. Segundo mapeamento da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, em abril sua capacidade instalada ultrapassou 2,7 GW, em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. O estado possui mais de 302 mil conexões em todos seus 497 municípios, compensando a conta de 401 mil consumidores de energia elétrica.

O projeto visa garantir a segurança e minimizar os riscos das instalações por meio de vistorias técnicas realizadas por equipes homologadas, restabelecendo a funcionalidade dos sistemas de energia solar. “Esse esforço coletivo destaca a importância da união e trabalho para superar desafios,” destaca Liciany Ribeiro, CEO da BayWa r.e Brasil.

Para participar do programa, o interessado deve preencher um formulário no website https://iluminariograndedosul.com.br/ e aguardar contato por parte do integrador para agendamento da vistoria, após a qual será emitido laudo técnico do tipo de reparo ou substituição. Depois disso ocorre análise de linha de crédito facilitado junto a entidades financeiras parceiras do projeto. E por fim a instalação

O Ilumina RS tem uma página oficial no Instagram, @iluminariograndedosul, onde podem ser obtidas informações adicionais.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024