A Unicred, instituição financeira cooperativa, está construindo uma usina solar fotovoltaica de 1 MW na cidade de Caçador, em Santa Catarina. Batizada de Unicred Central Conexão, a instalação terá 2.230 módulos fotovoltaicos, em uma área de 2,87 hectares, com geração estimada de 1.906.004 kWh por ano.

Com previsão de entrar em operação em julho, a miniusina de geração distribuída vai gerar créditos para atender aproximadamente 87% das agências da Unicred em Santa Catarina, pertencentes às cooperativas filiadas. O sistema Unicred conta com uma confederação, quatro centrais, 35 cooperativas e mais de 369 unidades de negócios. Segundo comunicado, a instituição tem R$ 27,1 bilhões em ativos e mais de 300 mil cooperados.

Ainda de acordo com informações da Unicred, a construção da usina contempla folga de geração de 27% para acomodar a inclusão de novas agências na compensação dos créditos “ou para a modernização e melhoria do conforto das existentes”, segundo o texto. A expectativa é a de que a geração de energia solar fotovoltaica evite a emissão de 237 toneladas de CO2 na atmosfera por ano. 

A integradora responsável pela implantação do projeto é a TAB Energia, de Joinville, SC, que utiliza equipamentos solares da também catarinense WEG, de Jaraguá do Sul.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024