O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançaram nesta semana o caderno “Micro e Minigeração Distribuída (MMGD) e Baterias Atrás do Medidor”, como parte dos estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 (PDE 2034), planejamento energético previsto para ser concluído no segundo semestre de 2024.

Segundo o caderno, a MMGD deve continuar se destacando na expansão da matriz elétrica nacional na próxima década. “Diante das possibilidades no contexto de regulamentação da Lei n° 14.300/2022, foram simulados um cenário inferior e outro superior para a expansão da MMGD, que indicam uma capacidade instalada acumulada entre 47 e 71 GW em 2034. No cenário de referência, a EPE projeta 59 GW instalados até 2034, que atenderão mais de 7 milhões de unidades consumidoras”, diz comunicado da EPE.

Em relação às baterias, diferentes aplicações para consumidores residenciais e comerciais foram analisadas. Puramente sob a ótica financeira, as baterias enfrentariam dificuldades para se viabilizar na próxima década. “No entanto, fatores elétricos ou ambientais podem levar um nicho de consumidores a decidir pela instalação dessa tecnologia nos próximos anos.”

O PDE 2034 vai apresentar as perspectivas da expansão do setor de energia para os próximos 10 anos, considerando o período de 2025 a 2034. Os estudos do plano subsidiam decisões de política energética do Brasil e sua integração com políticas ligadas às mudanças climáticas e transição energética. Os estudos estão sendo inicialmente publicados em forma de cadernos, abordando as diversas temáticas presentes no PDE 2034, que serão apresentados ao longo do ano de 2024. O primeiro, intitulado “Premissas Econômicas e Demográficas”, foi publicado em março. A versão final do PDE 2034 será publicada ainda este ano após consulta pública, afirma a EPE.

O caderno de MMGD & Baterias pode ser acessado em https://encurtador.com.br/zXHaz.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024