A francesa Voltalia fechou parceria com a consultoria EQAO e a plataforma de negociação de créditos de carbono ACX para transacionar mais de 700 mil créditos de carbono gerados por seus projetos eólicos no Brasil. A ACX tem acordo com a B3, bolsa de valores de São Paulo, para realizar as operações.

Foi a primeira transação do tipo da Voltalia via ACX, cujo volume negociado ficou registrado na plataforma da B3. A EQAO foi a responsável pela certificação dos créditos, que representam a redução de 1 tonelada de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) emitido na atmosfera.

Segundo comunicado da Voltalia, trata-se da primeira estruturação de venda de créditos de carbono por meio da parceria entre ACX e B3. “A parceria é inovadora, une o mercado global de créditos de carbono ao mercado financeiro brasileiro. Por meio dela, a Voltalia abriu novas fronteiras e aumentou a robustez da transação”, disse a gerente comercial da EQAO, Melissa Sawaya Hirschheimer.

 A Voltalia está no Brasil há mais de 15 anos e, durante esse período, reuniu portfólio de geração superior a 1,4 GW, entre projetos eólicos e solares em operação e construção, sendo a maior parte deles localizados no cluster Serra Branca, no Rio Grande do Norte, totalmente desenvolvido pela companhia, e cujo potencial chega a 2,4 GW. Além disso, a empresa tem pipeline de aproximadamente 7 GW de projetos em diferentes fases de desenvolvimento.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024