A francesa Voltalia fechou parceria com a consultoria EQAO e a plataforma de negociação de créditos de carbono ACX para transacionar mais de 700 mil créditos de carbono gerados por seus projetos eólicos no Brasil. A ACX tem acordo com a B3, bolsa de valores de São Paulo, para realizar as operações.

Foi a primeira transação do tipo da Voltalia via ACX, cujo volume negociado ficou registrado na plataforma da B3. A EQAO foi a responsável pela certificação dos créditos, que representam a redução de 1 tonelada de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) emitido na atmosfera.

Segundo comunicado da Voltalia, trata-se da primeira estruturação de venda de créditos de carbono por meio da parceria entre ACX e B3. “A parceria é inovadora, une o mercado global de créditos de carbono ao mercado financeiro brasileiro. Por meio dela, a Voltalia abriu novas fronteiras e aumentou a robustez da transação”, disse a gerente comercial da EQAO, Melissa Sawaya Hirschheimer.

 A Voltalia está no Brasil há mais de 15 anos e, durante esse período, reuniu portfólio de geração superior a 1,4 GW, entre projetos eólicos e solares em operação e construção, sendo a maior parte deles localizados no cluster Serra Branca, no Rio Grande do Norte, totalmente desenvolvido pela companhia, e cujo potencial chega a 2,4 GW. Além disso, a empresa tem pipeline de aproximadamente 7 GW de projetos em diferentes fases de desenvolvimento.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025