Em iniciativa liderada pela Fundação Nexans, e que conta com apoio da ONG Projeto Litro de Luz, moradores da comunidade quilombola Bongaba, de Magé, no Rio de Janeira, montaram uma microusina solar fotovoltaica de 5,18 kWp de potência, que vai gerar aproximadamente 684 kWh por mês para a localidade.

O projeto se tornou possível depois de aulas técnicas iniciadas em abril e promovidas pela Fundação, iniciativa social do grupo Nexans, fabricante de cabos, sistemas e fornecedora de serviços para energia e indústria. Ao todo nove alunos foram capacitados pelo programa e sete deles se responsabilizaram pela instalação dos módulos solares na sede da Associação de Moradores da comunidade. Durante a última aula prática, ainda 12 representantes da Nexans, entre colaboradores e familiares, trabalharam como voluntários, realizando atividades com crianças quilombolas. 

Além do conteúdo voltado para a instalação da usina, o que incluiu lições sobre os equipamentos e seus aspectos técnicos, sob carga horária de mais de 80 horas, o programa contou com encontros sobre desenvolvimento humano, mercado de trabalho e algumas certificações necessárias para atuar na área, como a NR-10 (eletricidade) e a NR-35 (trabalho em altura e primeiros socorros), para segurança em instalações e serviços em eletricidade.

A parceria da Fundação Nexans com o Projeto Litro de Luz, que instala sistemas de iluminação LED com materiais recicláveis em comunidades carentes, começou em 2022. Em 2023, a comunidade de Bongaba ganhou um novo sistema de iluminação por meio dos postes de luz da ONG, que beneficiou 460 pessoas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025