A Lemon Energia, startup especializada em programas de assinatura de geração solar distribuída compartilhada, fechou parceria com a IVI Energia, empresa da canadense Brookfield, para fazer a gestão dos créditos gerados por 11 usinas solares fotovoltaicas. O acordo é uma ampliação de trato inicial para gerir cinco usinas e que deve ser novamente ampliado em breve, segundo comunicado.

A estimativa das empresas é que, com as 11 usinas, a base de clientes da Lemon cresça em mais de 2,5 mil pequenas e microempresas que se beneficiarão dos créditos nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo, onde estão localizadas as instalações solares. A potência total envolvida é de 13 MWca, sendo a maior parte delas no Mato Grosso do Sul.

“Nós começamos o acordo recentemente com 9 MWca, mas já estamos ampliando para 13 MWca e há expectativa de mais do que dobrar ao longo dos próximos meses”, disse o CEO e cofundador da Lemon, Rafael Vignoli. A Lemon se responsabiliza por toda a operação, pela gestão de créditos, gestão financeira e relação com os clientes. O compromisso é de os consumidores terem redução de 10% a 20% na conta de energia.

A IVI Energia tem portfólio de mais de 50 usinas solares no Brasil. Em dezembro de 2023, a controladora Brookfield anunciou investimentos de R$ 1,2 bilhão na construção de usinas de menor porte nos próximos doze meses no Brasil e fez a aquisição de 90% das ações da IVI Energia, com a companhia se tornando o braço da gestora no segmento de geração distribuída.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024