A Lemon Energia, startup especializada em programas de assinatura de geração solar distribuída compartilhada, fechou parceria com a IVI Energia, empresa da canadense Brookfield, para fazer a gestão dos créditos gerados por 11 usinas solares fotovoltaicas. O acordo é uma ampliação de trato inicial para gerir cinco usinas e que deve ser novamente ampliado em breve, segundo comunicado.

A estimativa das empresas é que, com as 11 usinas, a base de clientes da Lemon cresça em mais de 2,5 mil pequenas e microempresas que se beneficiarão dos créditos nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo, onde estão localizadas as instalações solares. A potência total envolvida é de 13 MWca, sendo a maior parte delas no Mato Grosso do Sul.

“Nós começamos o acordo recentemente com 9 MWca, mas já estamos ampliando para 13 MWca e há expectativa de mais do que dobrar ao longo dos próximos meses”, disse o CEO e cofundador da Lemon, Rafael Vignoli. A Lemon se responsabiliza por toda a operação, pela gestão de créditos, gestão financeira e relação com os clientes. O compromisso é de os consumidores terem redução de 10% a 20% na conta de energia.

A IVI Energia tem portfólio de mais de 50 usinas solares no Brasil. Em dezembro de 2023, a controladora Brookfield anunciou investimentos de R$ 1,2 bilhão na construção de usinas de menor porte nos próximos doze meses no Brasil e fez a aquisição de 90% das ações da IVI Energia, com a companhia se tornando o braço da gestora no segmento de geração distribuída.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024