A plataforma de exibições e congressos voltada para o setor de energia The Smarter E Europe, de 19 a 21 de junho, em Munique, na Alemanha, bateu recorde de público e de expositores. O evento reuniu a Intersolar Europe, do setor fotovoltaico, a ees Europe, de sistemas de armazenamento, a Power2Drive, de mobilidade elétrica, e a EM-Power, de gestão de energia, nos 19 pavilhões do centro de exposições München Messe, por onde circularam 110 mil visitantes de 176 países para ver as novidades de 3.008 expositores de 55 países.
Para o balanço pós-evento da organizadora Solar Promotion GmbH, a mensagem principal deixada pela variedade de tecnologias expostas e debatidas nas palestras dos congressos foi a atual possibilidade técnico-econômica de as fontes renováveis conseguirem suprir energia de maneira firme. “Este ano [a The Smarter E] nos mostrou que a visão de um fornecimento de energia renovável 24 horas por dia, 7 dias por semana, está ganhando forma e tornando-se realidade", disse Markus Elsässer, CEO da Solar Promotion GmbH, que organiza a The smarter E Europe ao lado da FWTM GmbH.
Compartilhou também da mesma opinião sobre o evento o secretário de estado parlamentar do Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática, Stefan Wenzel. "Os expositores que apresentaram produtos fotovoltaicos, de bateria e armazenamento e soluções digitais combinadas demonstraram que já temos a tecnologia para um fornecimento de energia 100% renovável, e que isso também é financeiramente viável”, disse. Na ocasião, Wenzel aproveitou para anunciar que em breve o governo alemão lançará novo programa voltado para a indústria alcançar a meta do Net Zero 2050.
Além do suprimento firme, por exemplo com a ascensão produtiva e a queda de preços dos sistemas de armazenamento de energia por baterias, neste ano também foram destaques no evento a atenção à rede inteligente e intersetorial, o aumento da digitalização e flexibilização da infraestrutura energética e a eletromobilidade.
A próxima edição, a The smarter E Europe 2025, com suas quatro exposições individuais, está marcada para 7 a 9 de maio do ano que vem no mesmo Messe München.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024