A distribuidora catarinense Celesc inaugurou duas novas usinas solares fotovoltaicas no estado. A primeira foi na cidade de Lages, a UFV Lages II, com potência instalada de 1 MW e que absorveu investimento de R$ 4,6 milhões. A segunda é a UFV Campos Novos, em cidade de mesmo nome também na região serrana de Santa Catarina, com igual 1 MW de potência e investimento um pouco maior, de R$ 4,82 milhões.

O governo catarinense e a distribuidora estudam utilizar os créditos da energia gerada pela UFV Lages II para abater na faturas das unidades consumidoras da Secretaria de Estado da Educação, em escolas estaduais. A usina foi instalada e será operada pela Quantum Engenharia, empresa também responsável pelos contratos de mais duas UFVs da Celesc, a Capivari e a Videira, ambas em construção.

Já a energia da UFV Campos Novos vai disponibilizar os créditos de compensação no Ministério Público de Santa Catarina, depois de convênio assinado entre o órgão do judiciário com a Celesc. O Tribunal de Justiça do estado, aliás, utiliza a energia da UFV Lages I, já em operação.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024