O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico registrou dois novos recordes na geração solar instantânea no subsistema Nordeste, no último mês. Nos dias 28 e 29 de junho, foram verificadas as marcas de 9.598 MW e 9.760 MW, respectivamente. A maior alta foi verificada às 12h13 do dia 29, e correspondeu a 84,5% da demanda de energia na região naquele momento. O maior registro anterior havia sido de 9.349 MW, no dia 13 de maio.
Somente em 2024, já foram verificados oito novos recordes na geração solar, seis no subsistema Nordeste e outros dois no Sistema Interligado Nacional (SIN). A maior marca do SIN foi registrada em março, com 28.116 MW, o que representava 30,5% da geração de energia do Brasil. Anteriormente, a aferição mais alta havia sido de 27.909 MW, em janeiro.
Ao mesmo tempo em que aumenta a geração solar fotovoltaica, a carga do sistema também cresce. O boletim do Programa Mensal de Operação do ONS da semana operativa de 29 de junho a 5 de julho apontou para julho aumento da demanda de carga em todos os subsistemas. A demanda no sistema interligado nacional (SIN) deve ser subir para 73.514 MW médios, 4,5% a mais do que em julho do ano passado. A maior elevação regional deve ser registrada no Norte, seguida da do Nordeste, Sul e SE/CO.
Segundo o ONS, os reservatórios do País encontram-se em níveis satisfatórios, mas com tendência de redução. A projeção é de que terminem julho com níveis superiores a 60% mas as menores afluências do período influenciam na diminuição do volume de água armazenado nas hidrelétricas.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024