O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico registrou dois novos recordes na geração solar instantânea no subsistema Nordeste, no último mês. Nos dias 28 e 29 de junho, foram verificadas as marcas de 9.598 MW e 9.760 MW, respectivamente. A maior alta foi verificada às 12h13 do dia 29, e correspondeu a 84,5% da demanda de energia na região naquele momento. O maior registro anterior havia sido de 9.349 MW, no dia 13 de maio.

Somente em 2024, já foram verificados oito novos recordes na geração solar, seis no subsistema Nordeste e outros dois no Sistema Interligado Nacional (SIN). A maior marca do SIN foi registrada em março, com 28.116 MW, o que representava 30,5% da geração de energia do Brasil. Anteriormente, a aferição mais alta havia sido de 27.909 MW, em janeiro.

Ao mesmo tempo em que aumenta a geração solar fotovoltaica, a carga do sistema também cresce. O boletim do Programa Mensal de Operação do ONS da semana operativa de 29 de junho a 5 de julho apontou para julho aumento da demanda de carga em todos os subsistemas. A demanda no sistema interligado nacional (SIN) deve ser subir para 73.514 MW médios, 4,5% a mais do que em julho do ano passado. A maior elevação regional deve ser registrada no Norte, seguida da do Nordeste, Sul e SE/CO.

Segundo o ONS, os reservatórios do País encontram-se em níveis satisfatórios, mas com tendência de redução. A projeção é de que terminem julho com níveis superiores a 60% mas as menores afluências do período influenciam na diminuição do volume de água armazenado nas hidrelétricas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024