A Gradiente, empresa nacional conhecida por seus produtores eletroeletrônicos em décadas passadas, voltou ao mercado agora com uma nova unidade de negócios voltada para o setor de geração solar distribuída. Com o nome de Gradiente Solar, a ideia é se tornar uma solução one-stop-shop de instalação de GD solar, com oferta completa de serviço, incluindo projeto, escolha dos equipamentos, instalação, homologação, monitoramento e manutenção.

A retomada de atividades da empresa se dá depois de um período de recuperação judicial, realizado por mais de dez anos, e deve envolver cerca de R$ 50 milhões em investimentos. A expectativa é de crescimento exponencial, segundo a avaliação do presidente do conselho de administração da Gradiente, Eugênio Staub. “Vamos nos posicionar para ser, em cinco anos, a principal referência nesse segmento. Para isso contamos com a força da nossa marca e com a experiência que adquirimos, ao longo de 90 anos, de trabalhar com o consumidor final", disse.

Em uma primeira fase, a Gradiente Solar atuará em todo o estado de São Paulo, com foco na região metropolitana de São Paulo, no litoral paulista, em Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Vinhedo e São José dos Campos. O serviço envolvido na contratação do sistema envolve projeto de engenharia, homologação junto às distribuidoras de energia locais e instalação dos módulos solares. O tempo médio de obras no local da instalação se dará em torno de dois dias, segundo a empresa, principalmente em residências e pequenos comércios ou indústrias.

A nova oferta envolve ainda financiamento da instalação em até 21 meses via cartão de crédito ou em até 120 meses por meio de bancos e financeiras parceiras. “Ao instalar uma usina, o consumidor faz um investimento que se paga em, no máximo, cinco anos e garante energia de graça pelo resto da vida", disse o CEO da Gradiente Solar, Marcelo Ribeiro. A empresa contará com equipes próprias e terceirizadas treinadas e a ideia é atuar em projetos de até 75 kWp de potência.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025