O grupo Belenus, especializado na fabricação de fixadores, ferragens e ferramentas para construção civil e energia solar fotovoltaica, está instalando uma miniusina solar no telhado da sua unidade fabril em Vinhedo, SP. A obra está a cargo da integradora Solarprime e o projeto contempla a instalação de 2.232 módulos de 550 W, totalizando potência instalada de 1,2 MW.

Sob investimento de cerca de 4 milhões de reais, a usina ocupa área de telhado de 5,8 mil m². Com a instalação, a previsão é de geração mensal de aproximadamente 150.422 kWh, energia que será utilizada para atender parte do consumo de novo prédio do grupo, construído recentemente para o setor administrativo. A expectativa é a usina entrar em operação ainda no segundo semestre deste ano.

A estimativa do investimento é gerar economia na conta de energia de aproximadamente 30%. De acordo com o CEO do grupo Belenus, João Marcos Lucas, a opção pelo uso do telhado foi de redução de custos de instalação. “Não houve a necessidade de se fazer terraplenagem e fundação do terreno com pilares de sustentação da estrutura de fixação dos módulos. Esta é uma ótima opção para as indústrias em geral, que podem aproveitar a estrutura dos próprios galpões e obter uma economia considerável nos investimentos com a infraestrutura das usinas solares”, disse.

Segundo comunicado da Belenus, a ideia com o investimento é também utilizar a usina como “vitrine” para atrair novos clientes à Belenergy, distribuidora de produtos fotovoltaicos do grupo. Além de ter inversores on-grid e híbridos, a usina conta com banco de baterias, que poderão alimentar as cargas quando o sistema não estiver usando energia da rede.

“Com isso, as cargas prioritárias permanecerão funcionando mesmo que exista algum problema de queda na energia da rede de distribuição”, disse o chefe de engenharia da Solarprime e responsável pela instalação da usina solar,  Rodrigo Almeida.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024