A Copel - Companhia Paranaense de Energia está investindo no mercado de geração solar compartilhada, por meio da Copel Solar, que fará a gestão dos créditos para as unidades consumidoras. Por enquanto são três complexos solares, todos eles executados pela FiberX Renováveis e que entraram em operação entre os dias 31 de maio e 3 de julho de 2024.

A Usina Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, no Paraná, entrou em operação em 3 de julho, e tem 6,4 MWp de potência instalada com 9280 módulos solares e capacidade de gerar aproximadamente 13,5 GW/h ano. A Usina Segredo, que fica no município Reserva do Iguaçu (próximo à Usina Hidrelétrica Gov. Ney Braga), foi inaugurada em 23 de junho e tem cinco usinas de 1,4 MWp (1860 módulos por obra), com total de 7 MW, somando 9.300 módulos e capacidade de gerar 13,5 GW/h ano.

Por fim, a Usina Sarandi, no município de mesmo nome, iniciou a operação em 31 de maio, tem também 6,4 MWp, com instalação de 9.280 módulos e capacidade de gerar 13,5 GW/h ano, tendo sistema 100% automatizado e funcionamento remoto. Juntas, as usinas totalizam cerca de 19,8 MWp de potência instalada. 

 “As três usinas foram concebidas com tecnologia tracker, o que significa que elas acompanham o movimento do sol. Dessa forma, é possível ampliar a geração de energia, aumentando a eficiência", disse o vice-presidente da FiberX Renováveis, Paulo Andrade. Pelo regime de geração distribuída compartilhada, a Copel vai disponibilizar o serviço para clientes comerciais do grupo B (baixa tensão) com conta mensal superior a R$ 400,00 e que ainda não façam uso do sistema de compensação de energia. Conforme divulgação da Copel, das cerca de 1.000 vagas disponíveis no programa, 90% já haviam sido preenchidas na primeira semana de julho.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024