A francesa GreenYellow, da área de transição energética descentralizada, e o Carrefour, varejista internacional de alimentos, assinaram um acordo de grande escala para instalar carports solares nos estacionamentos de 350 hipermercados e supermercados do gigante varejista na França até 2027. O projeto envolve capacidade total de mais de 350 MW, que produzirá cerca de 450 GWh de energia por ano, o que o torna o maior programa de energia solar descentralizada na Europa, afirma a GreenYellow.

O contrato de 20 anos prevê a instalação de sistemas fotovoltaicos de sombreamento, ou carports solares, nos estacionamentos de 90 hipermercados e 260 supermercados do Grupo Carrefour na França, representando a "solarização" de quase 180 mil vagas de estacionamento. O projeto cobrirá as regiões da Normandia, Ilha de França, Altos da França, Grande Leste, Nova Aquitânia, Occitânia e Provença-Alpes-Costa Azul. A GreenYellow fornecerá suporte desde o design até a instalação e operação das usinas. O compromisso inclui garantia de desempenho durante todo o contrato. O modelo de financiamento da GreenYellow cobre todo o investimento.

Com este projeto, o Carrefour deve cumprir a obrigação de “solarizar” seus estacionamentos, estipulada pela lei de aceleração das energias renováveis da França, e também reduzir sua dependência das flutuações de preços de energia através do autoconsumo de parte da energia produzida. A fase de desenvolvimento começa agora e as primeiras implementações estão previstas para 2025. Metade do programa será concluída até o final de 2026.

A GreenYellow está desde 2014 no Brasil, onde possui mais de mil projetos de eficiência energética implementados e 280 MWp em projetos fotovoltaicos distribuídos em mais de 80 usinas, segundo a empresa. Entre seus clientes atualmente estão Oi Telecom, DPSP, Lopes Supermercado, Claro, Magazine Luiza, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Grupo Casas Bahia, Leroy Merlin e outros.

A empresa inaugurou recentemente uma usina solar fotovoltaica com capacidade instalada de 3,25 MWp em Cajuru, no interior de São Paulo. Feita em parceria com a prefeitura da cidade e com a Sungrow, fornecedora de inversores fotovoltaicos e sistemas de armazenamento de energia, a usina deve gerar 6,3 GWh por ano.

Além da usina no solo, a GreenYellow construiu também um telhado solar na escola pública municipal EMEB André Ruggeri. O sistema tem 34 módulos solares fotovoltaicos de 335 Wp cada, somando 11,39 kWp de potência instalada, para atendimento de 75,48% do consumo médio estimado da escola.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024