A francesa GreenYellow, da área de transição energética descentralizada, e o Carrefour, varejista internacional de alimentos, assinaram um acordo de grande escala para instalar carports solares nos estacionamentos de 350 hipermercados e supermercados do gigante varejista na França até 2027. O projeto envolve capacidade total de mais de 350 MW, que produzirá cerca de 450 GWh de energia por ano, o que o torna o maior programa de energia solar descentralizada na Europa, afirma a GreenYellow.
O contrato de 20 anos prevê a instalação de sistemas fotovoltaicos de sombreamento, ou carports solares, nos estacionamentos de 90 hipermercados e 260 supermercados do Grupo Carrefour na França, representando a "solarização" de quase 180 mil vagas de estacionamento. O projeto cobrirá as regiões da Normandia, Ilha de França, Altos da França, Grande Leste, Nova Aquitânia, Occitânia e Provença-Alpes-Costa Azul. A GreenYellow fornecerá suporte desde o design até a instalação e operação das usinas. O compromisso inclui garantia de desempenho durante todo o contrato. O modelo de financiamento da GreenYellow cobre todo o investimento.
Com este projeto, o Carrefour deve cumprir a obrigação de “solarizar” seus estacionamentos, estipulada pela lei de aceleração das energias renováveis da França, e também reduzir sua dependência das flutuações de preços de energia através do autoconsumo de parte da energia produzida. A fase de desenvolvimento começa agora e as primeiras implementações estão previstas para 2025. Metade do programa será concluída até o final de 2026.
A GreenYellow está desde 2014 no Brasil, onde possui mais de mil projetos de eficiência energética implementados e 280 MWp em projetos fotovoltaicos distribuídos em mais de 80 usinas, segundo a empresa. Entre seus clientes atualmente estão Oi Telecom, DPSP, Lopes Supermercado, Claro, Magazine Luiza, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Grupo Casas Bahia, Leroy Merlin e outros.
A empresa inaugurou recentemente uma usina solar fotovoltaica com capacidade instalada de 3,25 MWp em Cajuru, no interior de São Paulo. Feita em parceria com a prefeitura da cidade e com a Sungrow, fornecedora de inversores fotovoltaicos e sistemas de armazenamento de energia, a usina deve gerar 6,3 GWh por ano.
Além da usina no solo, a GreenYellow construiu também um telhado solar na escola pública municipal EMEB André Ruggeri. O sistema tem 34 módulos solares fotovoltaicos de 335 Wp cada, somando 11,39 kWp de potência instalada, para atendimento de 75,48% do consumo médio estimado da escola.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024