Sob investimento total de R$ 360 milhões, a AXS Energia está desenvolvendo projeto de construção de 24 usinas solares fotovoltaicas para geração distribuída compartilhada no estado do Mato Grosso. A previsão é a de que, quando todas estiverem em operação em 2026, as UFVs gerem 130 mil MWh por ano.

Quatro usinas já estão conectadas e outras dez devem entrar em operação ainda em 2024. Pelo ritmo de conexões, a meta deve ser cumprida, segundo a empresa. Em maio, por exemplo, a usina Juruena 11 foi conectada; no fim de junho, a usina de Paranaíta III; e no dia 4 de julho a AXS conectou as usinas de Araputanga I e de Nova Ubiratã II. 

Os investimentos no Mato Grosso são apenas parte de um projeto mais ambicioso da AXS, que mira aplicar R$ 1,8 bilhão na construção de usinas solares nos estados do Paraná, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. Segundo a empresa, a estimativa com o projeto mato-grossense é de retirada de 6.000.000 kg de CO2 da atmosfera com as usinas, o que equivale ao plantio de 45 mil árvores.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025