Atentas à necessidade de fomentar conhecimento sobre sistemas de armazenamento de energia no Brasil, mercado ainda em estágio incipiente, duas empresas do setor estão lançando iniciativas ligadas ao treinamento e capacitação profissional na tecnologia. A primeira é a NewCharge, fornecedora de sistemas de armazenamento de energia e consultoria na área, que lançou uma plataforma de educação para o setor batizada de NewCharge Academy. Com foco em todo o setor de energia, o primeiro curso é desenvolvido para capacitar profissionais e empresas a identificar e aproveitar oportunidades de negócio em sistemas de armazenamento de energia em baterias (BEES, na sigla em inglês).

Segundo a empresa, o curso foi criado com base nas principais dúvidas dos clientes e nos aprendizados da própria NewCharge no desenvolvimento de projetos e consultoria. Em cinco módulos, as aulas vão abordar as principais tecnologias e inovações, tendências e oportunidades internacionais, panorama e particularidade do mercado brasileiro, engenharia e instalação (aspectos técnicos e práticos) e melhores práticas de operação e manutenção de BESS.

A segunda inciativa é da fabricante chinesa SolaX Power, que vai inaugurar, entre setembro e outubro deste ano, um centro de treinamento em armazenamento de energia solar em Uberlândia, Minas Gerais. Segundo comunicado da empresa, o espaço oferecerá treinamentos presenciais para atender demandas técnicas e mercadológicas do setor de armazenamento. A ideia é oferecer cursos para profissionais da área, principalmente integradores, a partir de equipamentos da SolaX disponíveis para treinamento prático.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025