Um dos eventos que ocorrem em paralelo na The Smarter E South America, que acontecerá no período de 27 a 29 de agosto em São Paulo, o Eletrotec+EM Power, encontro nacional de instalações e infraestrutura de eletricidade, terá uma agenda extensa e diversa de palestras de seu congresso, que inclui ainda a apresentação de trabalhos técnicos e minicursos técnicos com os principais temas do setor.
Estruturada em três eixos principais – atualização de normas técnicas, proteção contra descargas atmosféricas e tópicos de instalações de média e baixa tensão – a ideia da coordenação do evento é abordar temas transversais de engenharia que podem ser aplicados não só em instalações elétricas, mas também em sistemas fotovoltaicos, de armazenamento de energia e de infraestrutura de recarga para veículos elétricos. Todos, aliás, segmentos que terão eventos paralelos na The Smarter E, a começar pela Intersolar, do setor solar; a ees, de armazenamento de energia, e a Power2Drive, de eletromobilidade.
A preocupação em seguir a estruturação transversal já se nota na programação do dia de abertura do congresso, 27, quando estão marcadas palestra sobre proteção contra incêndio em sistemas fotovoltaicos, seguida por outra sobre a revisão da norma ABNT NBR 5410, que estabelece condições para o funcionamento seguro de instalações de baixa tensão. Na sequência, durante a programação da tarde, os temas das duas demais palestras serão a norma de arco elétrico e a revisão da ABNT NBR 14039, de requisitos para instalações de média tensão.
No dia 28, a programação do congresso se dedicará a um tema pertinente para todos os tipos de instalações elétricas: a proteção contra descargas elétricas (PDA). Uma extensa sequência de palestras abordará, por exemplo, as principais normas de PDA para sistemas fotovoltaicos, a importância da suportabilidade a surtos para as instalações elétricas, além de conceitos de proteção preventiva, malha de terra de usinas fotovoltaicas e, por fim, a apresentação da viabilidade econômica de sistema de proteção contra descargas elétricas em UFV de geração distribuída.
No dia último dia, 29 de agosto, a temática central será instalações elétricas em baixa e média tensão. A palestra inicial será uma análise de viabilidade financeira de implantação de usina solar fotovoltaica em indústria no ACL. Um outro destaque virá na sequência, em apresentação sobre o desempenho do primeiro ano de geração de brises fotovoltaicos do Instituto Germinare, em São Paulo. Vale destacar ainda palestra que demonstra a relação entre a ausência de IDR (interruptor diferencial residual) e mortes por choques elétricos em residências e, como última apresentação, um raio-X sobre o plano de manutenção do primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias (BESS) de grande escala do Brasil.
Além do congresso, os minicursos técnicos, mediante inscrição prévia, serão outra oportunidade de absorver conhecimento técnico com especialistas renomados do setor. No dia 28, por exemplo, haverá workshop sobre o problema de demanda para os consumidores com alta densidade de carregadores para veículos elétricos, ministrado por João G. Cunha, do Instituto Mi Omega. No mesmo dia, Sergio Roberto dos Santos Silva, da Lambda Consultoria, será responsável por minicurso sobre aplicação contra surtos em linhas de sinal. Já no dia 29 também o representante do Instituto Mi Omega coordenará aula sobre sistemas de aterramento segundo a futura norma ABNT NBR 5410.
Para conhecer toda a programação do Eletrotec+EM Power e fazer as inscrições acesse o site euvou.events/thesmarteresouthamerica2024?utm_campaign=aprimore_suas_habilidades_participe_dos_congressos_e_minicursos&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024