A L8 Energy, especializada em distribuição e industrialização de sistemas fotovoltaicos, anunciou que vai entrar em operação no estado de Minas Gerais três usinas solares fotovoltaicas para geração centralizada sob seu projeto e construção, nos municípios de Perdões, Cláudio e Cordisburgo, com total de 11,5 MW de potência instalada.
Segundo comunicado, as usinas de Perdões e Cláudio terão 5 MW cada e a de Cordisburgo, 1,5 MW, sendo que as três já estão com as obras concluídas, aguardando apenas a homologação da distribuidora mineira Cemig para o início da produção. A L8 foi a responsável pelo projeto em todas as etapas, desde o planejamento até a execução da obra.
Os empreendimentos foram construídos no sistema Full EPC, sob encomenda de investidores. “Nestes casos, o contratante recebe a usina pronta para gerar energia, atendendo às normas técnicas exigidas pela concessionária”, disse o diretor da L8 Energy, Guilherme Nagamine.
Além dessas usinas, a empresa já entregou outras unidades nas cidades mineiras de João Pinheiro e Coração de Jesus, com potência instalada de 6 MW, sendo 1 MW na primeira e 5 MW na segunda. Outras usinas da empresa seguem em construção em Jacutinga, também em Minas Gerais, e em Carmo, no Rio de Janeiro. Esta última está com 30% do projeto concluído, com previsão de entrega em outubro.
A L8 Energy também atua em serviços de operação & manutenção (O&M) de usinas solares fotovoltaicas. “Não só oferecemos este serviço de O&M como também temos uma central de assistência técnica certificada pelos principais fabricantes para a manutenção e conserto de inversores”, disse o CEO da L8 Group, Leandro Kuhn.
Segundo a Absolar, a geração solar centralizada cresceu 12% nos últimos três meses, passando de 12.805 MW de potência instalada em abril para 14.328 MW em julho, sendo que o estado de Minas Gerais lidera o ranking, com a maior concentração de usinas, com 4.766,5 MW em operação e 2.651,8 MW em construção.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024