A L8 Energy, especializada em distribuição e industrialização de sistemas fotovoltaicos, anunciou que vai entrar em operação no estado de Minas Gerais três usinas solares fotovoltaicas para geração centralizada sob seu projeto e construção, nos municípios de Perdões, Cláudio e Cordisburgo, com total de 11,5 MW de potência instalada.

Segundo comunicado, as usinas de Perdões e Cláudio terão 5 MW cada e a de Cordisburgo, 1,5 MW, sendo que as três já estão com as obras concluídas, aguardando apenas a homologação da distribuidora mineira Cemig para o início da produção. A L8 foi a responsável pelo projeto em todas as etapas, desde o planejamento até a execução da obra.

Os empreendimentos foram construídos no sistema Full EPC, sob encomenda de investidores. “Nestes casos, o contratante recebe a usina pronta para gerar energia, atendendo às normas técnicas exigidas pela concessionária”, disse o diretor da L8 Energy, Guilherme Nagamine.

Além dessas usinas, a empresa já entregou outras unidades nas cidades mineiras de João Pinheiro e Coração de Jesus, com potência instalada de 6 MW, sendo 1 MW na primeira e 5 MW na segunda. Outras usinas da empresa seguem em construção em Jacutinga, também em Minas Gerais, e em Carmo, no Rio de Janeiro. Esta última está com 30% do projeto concluído, com previsão de entrega em outubro.

A L8 Energy também atua em serviços de operação & manutenção (O&M) de usinas solares fotovoltaicas. “Não só oferecemos este serviço de O&M como também temos uma central de assistência técnica certificada pelos principais fabricantes para a manutenção e conserto de inversores”, disse o CEO da L8 Group, Leandro Kuhn.

Segundo a Absolar, a geração solar centralizada cresceu 12% nos últimos três meses, passando de 12.805 MW de potência instalada em abril para 14.328 MW em julho, sendo que o estado de Minas Gerais lidera o ranking, com a maior concentração de usinas, com 4.766,5 MW em operação e 2.651,8 MW em construção.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024