A Minerva Foods entrou como sócia-autoprodutora da Elera Renováveis de um dos parques solares do complexo solar fotovoltaico Janaúba, na cidade de mesmo nome no norte de Minas Gerais. O empreendimento é considerado o maior do País, com capacidade total de 1,2 GW e em operação desde julho de 2023.

Com o contrato, a Minerva, que atua no processamento e na comercialização de carne  e couros, deterá 48 MW de capacidade de uma das usinas da fase de expansão do complexo da Elera, empresa do grupo canadense Brookfield, prevista para entrar em operação no primeiro trimestre de 2025 e que contempla no total mais 422 MWp de potência ao projeto.

A expansão é fruto de investimento de R$ 1,2 bilhão e contemplará a instalação de mais de 750 mil módulos solares bifaciais, totalizando mais de 2,9 milhões no complexo. O empreendimento atualmente em operação negociou, em 2023, quatro parques em autoprodução com a operadora de telecom Vivo, totalizando 237 MWp e que atendem 75% do seu consumo no País, abastecendo mais de 200 unidades consumidoras em média tensão da empresa, o equivalente a 20% do Janaúba.

Em maio, a Elera havia divulgado que 50% da energia da expansão projetada já estava comercializada no mercado livre de energia e com negociações avançadas para alcançar 70% da capacidade comercializada em contratos no formato de autoprodução, como o agora anunciado, a partir de 2025.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024