A Watt Capital, empresa de assessoria financeira especializada no setor de renováveis, e a G2A Consultores firmaram parceria para ofertar serviços de análise de viabilidade técnica, econômica e regulatória para projetos de fontes renováveis integrados a sistemas de armazenamento em baterias (BESS, na sigla em inglês).
De acordo com as empresas, os serviços são direcionados a empreendimentos conectados ao SIN - Sistema Interligado Nacional, envolvendo tanto aplicações behind the meter quanto front of the meter. O público-alvo para a viabilização de modelos de negócios inclui empresas desenvolvedoras de projetos, investidores e fornecedores de equipamentos.
"Os projetos com BESS apresentam uma ampla gama de aplicações possíveis e oferecem soluções inovadoras para o SEB [Setor Elétrico Brasileiro]. Esses sistemas são fundamentais para mitigar problemas como o curtailment, além de prestar serviços ancilares que são essenciais para a estabilidade da rede elétrica”, disse a sócia da G2A, Mariana Galhardo. Ainda segundo ela, os projetos permitem a arbitragem de preços em cenários de deslocamento de preço horário, o que pode otimizar a eficiência econômica e operacional em geração distribuída e centralizada.
Já para o sócio-diretor da Watt Capital, Eduardo Tobias, a parceria visa a oferta de análise de viabilidade econômica dos projetos, que deve ser feita “com diligência para contemplar as particularidades e possibilidades desses projetos, cujo modelo de negócio, regulação e fontes de financiamento ainda estão amadurecendo”. Tobias destaca ainda o desafio adicional de avaliar esses projetos no contexto da reforma tributária aprovada pela Emenda Constitucional 132 de dezembro de 2023, que prevê a substituição do PIS/PASEP e COFINS pela CBS a partir de 2027.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024