A Watt Capital, empresa de assessoria financeira especializada no setor de renováveis, e a G2A Consultores firmaram parceria para ofertar serviços de análise de viabilidade técnica, econômica e regulatória para projetos de fontes renováveis integrados a sistemas de armazenamento em baterias (BESS, na sigla em inglês).

De acordo com as empresas, os serviços são direcionados a empreendimentos conectados ao SIN - Sistema Interligado Nacional, envolvendo tanto aplicações behind the meter quanto front of the meter. O público-alvo para a viabilização de modelos de negócios inclui empresas desenvolvedoras de projetos, investidores e fornecedores de equipamentos.

"Os projetos com BESS apresentam uma ampla gama de aplicações possíveis e oferecem soluções inovadoras para o SEB [Setor Elétrico Brasileiro]. Esses sistemas são fundamentais para mitigar problemas como o curtailment, além de prestar serviços ancilares que são essenciais para a estabilidade da rede elétrica”, disse a sócia da G2A, Mariana Galhardo. Ainda segundo ela, os projetos permitem a arbitragem de preços em cenários de deslocamento de preço horário, o que pode otimizar a eficiência econômica e operacional em geração distribuída e centralizada.

Já para o sócio-diretor da Watt Capital, Eduardo Tobias, a parceria visa a oferta de análise de viabilidade econômica dos projetos, que deve ser feita “com diligência para contemplar as particularidades e possibilidades desses projetos, cujo modelo de negócio, regulação e fontes de financiamento ainda estão amadurecendo”. Tobias destaca ainda o desafio adicional de avaliar esses projetos no contexto da reforma tributária aprovada pela Emenda Constitucional 132 de dezembro de 2023, que prevê a substituição do PIS/PASEP e COFINS pela CBS a partir de 2027.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024