A The smarter E South America, que reuniu as feiras e as conferências Intersolar South America, ees South America, Eletrotec+EM-Power South America e Power2Drive South America, encerrou a edição deste ano com mais de 650 expositores, cerca de 55 mil visitantes de 50 países e mais de 2,5 mil participantes em seus quatro congressos paralelos. O evento aconteceu entre os dias 27 e 29 de agosto, em São Paulo.

Como reflexo do dinamismo dos setores cobertos pelas feiras em paralelo (solar, baterias, veículos elétricos e gestão e instalações), os números representam crescimento sobre 2023, quando compareceram 50 mil visitantes para conhecer novidades e tendências de 530 expositores. Central na atratividade foi a Intersolar, maior feira de energia solar fotovoltaica da América Latina, fonte que no Brasil já atingiu 46 GW de potência instalada, com projeção de adicionar mais 2 GW até o fim do ano. Parte considerável dos estandes, palestras e debates do evento foi dedicada ao setor.

Uma novidade, porém, que ajudou a aumentar o escopo de soluções para a transição energética foi a estreia da Power2Drive South America, voltada para a eletromobilidade e infraestrutura de recarga e que contou com área própria de exibição,  além de ciclo de debates e palestras no congresso.

 “Nas últimas edições já vínhamos observando o crescimento de soluções de mobilidade elétrica na The Smarter E, além de menções ao segmento nos congressos. O mercado brasileiro está crescendo absurdamente rápido. Daí a necessidade de reunir esses profissionais, estabelecer networking, trazer conhecimento e compartilhar experiência”, disse o consultor do congresso da Power2Drive e COO da empresa Move, Rafael Cunha.

Também a feira e congresso de sistemas de armazenamento de energia, a ees South America, foi considerada bem-sucedida.  Esta é a opinião, por exemplo, de Markus Vlasits, o presidente do congresso da área e também dirigente da ABSAE - Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia. "Tivemos debates ricos sobre temas cruciais, entre eles reserva de capacidade, como os sistemas de armazenamento trazem firmeza e confiabilidade para o sistema elétrico. Em relação à feira, a primeira coisa que chama muito a atenção é a área de armazenamento ter crescido e muito, creio que tivemos uma duplicação no espaço ocupado”, disse.

Para o diretor da organizadora internacional do evento, a Solar Promotion International, Florian Wessendorf, o sucesso do The smarter E South America pode ser creditado à abundância de recursos solares na América Latina combinada ao entendimento de que a inovação será determinante para o futuro da energia e da economia da região. “A transição e a segurança energética estão no centro dos mais importantes debates em todo o mundo, por isso as soluções e aplicações capazes de impulsionar esse movimento são o foco do setor privado, da sociedade civil e dos governos”, disse Wessendorf.

A edição 2025 do The smarter E South America já está marcada para o período de 26 a 28 de agosto, no mesmo Expo Center Norte, em São Paulo.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024