A chinesa Huawei Digital Power firmou parceria com a Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, para desenvolver projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) voltado para análise de desempenho e segurança de baterias de íon-lítio. O acordo foi firmado durante a Intersolar South America 2024, realizada entre 27 e 29 de agosto, em São Paulo. 

Segundo comunicado, o projeto prevê ensaios de reciclagem e envelhecimento de baterias empregadas em instalações fotovoltaicas residenciais. Além disso, serão realizados ainda ensaios mecânicos de vibração, perfuração e outros destrutivos para deflagração de baterias. Nesta fase, serão verificadas técnicas para o combate ao incêndio das baterias de íon-lítio.

Para os ensaios destrutivos das baterias, o projeto terá o acompanhamento do Corpo de Bombeiros de São Paulo. A expectativa é que os resultados embasem normas de segurança e de regulação de instalações solares fotovoltaicas em residências que sejam conjugadas com sistemas de armazenamento de energia.

Além de contar com a coordenação de professores do Mackenzie, o projeto terá a participação de oito alunos bolsistas do curso de engenharia elétrica da universidade. O projeto prevê investimentos para compra de equipamentos para dois laboratórios: um de geração fotovoltaica e outro batizado de Inova Solar Huawei Mackenzie, já financiados em outro projeto de P&D anterior firmado entre as duas mesmas instituições.

Na apresentação do acordo, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica do Mackenzie, Bruno Soares de Lima (foto), realizou uma palestra sobre o planejamento do projeto e seus benefícios para a academia e sociedade.



Mais Notícias FOTOVOLT



MME e EPE avaliam incluir mudanças climáticas no planejamento

Com apoio de agência alemã e participação de consultorias nacionais, estudo vai simular impactos dos cenários no sistema elétrico brasileiro.

13/09/2024


Corsan entra como autoprodutora do complexo solar Janaúba

Companhia de saneamento do Rio Grande do Sul vai deter 144 MW de capacidade de usina da fase de expansão do complexo da Elera Renováveis.

12/09/2024


iSee™: Fluke lança câmera termográfica portátil para Android

- Compacta, precisa e fácil de usar, a Fluke iSee™ chega ao mercado para elevar a eficiência em inspeções elétricas, mecânicas e AVAC - Compatível com dispositivos Android de entrada tipo C, o novo equipamento pode ser acoplado diretamente nos smartphones, projetando imagens termográficas de alta qualidade e precisão em qualquer lugar

12/09/2024