A Axial, fabricante espanhola de rastreadores solares, passará a fabricar em escala global, a partir de 2025, um dispositivo inteligente capaz de movimentar o tracker conforme as variações climáticas, como vento, neve, granizo, inundações e irradiação difusa. Batizada de SmartAX, a tecnologia foi apresentada ao mercado brasileiro durante a última Intersolar South America, em São Paulo, que ocorreu de 27 a 29 de agosto.

Além dessa função, o equipamento de inteligência artificial também tem a função backtracking 3D, mecanismo que faz com que o tracker posicione cada fileira para não causar sombreamento nas demais. Outra novidade da empresa, específica para o mercado brasileiro e mostrada na Intersolar, foi a decisão de integrar ao portfólio local um novo modelo de rastreador, o SlopeSync, projetado para terrenos irregulares, o que elimina a necessidade de alinhamento de pilares.

“Esse novo modelo de tracker que traremos ao Brasil aproveita ao máximo o layout do terreno, permitindo desvios de até 30º”, disse o CEO da Axial, José Luis Fayos. Segundo comunicado da empresa, os investimentos em pesquisa & desenvolvimento (P&D) cresceram 80% em 2024 em comparação com o ano anterior.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024