A Corsan - Companhia Riograndense de Saneamento, do Rio Grande do Sul, entrará de sócia autoprodutora do Complexo Solar Janaúba, da Elera Renováveis, na cidade de mesmo nome no norte de Minas Gerais. O empreendimento é considerado o maior do País, com capacidade total de 1,2 GW e em operação desde julho de 2023.

A empresa de saneamento gaúcha, recentemente privatizada para a Aegea Saneamento, passará a deter 144 MW de capacidade de uma das usinas da fase de expansão do complexo da Elera, empresa do grupo canadense Brookfield, prevista para entrar em operação no primeiro trimestre de 2025 e que contemplará no total mais 422 MWp de potência ao projeto.

O modelo adotado é de autoprodução por arrendamento e entrará em vigor a partir de janeiro de 2025, com prazo de contrato de 15 anos. A companhia gaúcha utilizará a energia solar para compensar o consumo de várias de suas unidades consumidoras, espalhadas por 317 dos 497 municípios gaúchos, para os quais presta serviços de água e esgoto.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024