A chinesa SolaX Power, especializada em sistemas de baterias para uso em energia solar, e a Sou Energy, fabricante de geradores fotovoltaicos, de Fortaleza, CE, fecharam parceria para atuar no mercado de armazenamento de energia. A ideia é ofertar a solução no Norte e Nordeste, onde a Sou Energy tem forte presença.

Para o diretor comercial e de marketing da Sou Energy, Mario Viana, a parceria com a SolaX visa atender a prevista maior demanda por baterias que deve vir com a cobrança do uso da rede do fio B para GD solar, que será gradualmente aumentado até ser integral em 2029.

”Uma vez que você pode gerar sua própria energia e armazená-la dentro de casa ao mesmo custo que a produziu e depois utilizá-la, deixa de fazer sentido gerar essa energia e jogá-la na rede elétrica. Acreditamos que, quanto maior o custo da rede, maior será a oportunidade para o uso de baterias”, disse Viana.

Já para o diretor-executivo da SolaX Power no Brasil, Gilberto Camargos, o potencial de produção de energia solar do Nordeste permite que o excedente da energia seja armazenado para ser consumido em momentos como apagões ou interrupções no fornecimento pela concessionária. “Assim o consumidor não sofrerá os impactos da falta de fornecimento, terá sua independência energética e um estilo de vida mais sustentável”, afirma.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025