A distribuidora Neoenergia concluiu a instalação de uma segunda usina solar fotovoltaica para ser utilizada no projeto Trilha Verde, de mobilidade elétrica, implementado no arquipélago de Fernando de Noronha. Em parceria com o Lab Noronha, as duas usinas juntas têm potência instalada de 100 kWp.

Com a segunda planta solar, o projeto permitiu a ampliação de uso de mais 14 veículos elétricos em Fernando de Noronha. Como a potência instalada dos projetos atende a mais de três vezes a demanda necessária para o carregamento das baterias dos carros, o excedente será injetado na rede de distribuição.

Para permitir o uso da energia das usinas nos momentos em que não houver geração solar suficiente, o projeto contempla também um sistema de armazenamento de energia com capacidade de 100 kW/215 kWh. Com isso, as baterias serão as responsáveis pelo abastecimento dos veículos no período noturno.

Até o fim de 2024, os veículos elétricos e os recursos energéticos utilizados no projeto serão analisados por especialistas da distribuidora. Para esta análise, os carros foram incorporados às principais atividades econômicas da ilha, como negócios turísticos, administração distrital e à própria operação da Neoenergia. As informações coletadas serão submetidas a avaliações de viabilidade dos modelos de negócios e, posteriormente, confeccionado um mapa orientativo para futuras ações relacionadas à mobilidade elétrica em Fernando de Noronha.

Dez ecopostos já foram instalados e mais dois estão sendo concluídos na ilha e disponibilizados para todos os carros elétricos do arquipélago. São oito pontos de recarga com potência de 22 kW, que possibilitam recarga mais rápida, e outros dois com potência de 7,4 kW. As duas últimas unidades têm suporte para V2G (vehicle-to-grid), com fluxo bidirecional, ou seja, o veículo pode utilizar a estação para recarga ou para devolver a energia não utilizada, como em eventuais períodos de alta demanda da rede.

As ações de sustentabilidade integram o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Neoenergia, regulado pela Aneel, com a parceria do governo de Pernambuco, Renault, WEG, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), IATI, do CPqD, eiON e Incharge.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024