A Micropower anunciou nesta quinta, dia 3, a inauguração da “maior microrrede de geração e armazenamento de energia solar para o agronegócio do Brasil”, na Fazenda Santa Paula, localizada no município de Barreiras, extremo Oeste da Bahia, isolada da rede da concessionária. Com 1,75 MWp de potência solar para o sistema de irrigação e 1.184 MWh de armazenamento de energia, a planta tem o objetivo de suprir até 50% da demanda energética da fazenda, garantindo uma fonte mais econômica e segura para alimentar simultaneamente o equivalente a oito pivôs de irrigação, fornecidos pela Bauer do Brasil, parceira da Micropower em soluções para irrigação em fazendas remotas. O projeto foi viabilizado pela Irriga Cerrado, revenda da fabricante de pivôs e produtos para irrigação agrícola.

A fazenda possui 50 km de rede elétrica própria espalhados por cerca de 12 mil hectares, e está localizada em uma região onde é necessário que enormes pivôs busquem água a uma grande profundidade no subsolo, com alto gasto energético. Antes da microrrede, essa demanda era atendida por uma pequena central hidrelétrica (PCH) construída na fazenda, limitando a instalação de pivôs e bombas. Agora, o sistema alia geração solar à PCH para se tornar autossustentável em termos de energia e eficiência e, com isso, tem potencial para triplicar a capacidade produtiva, diz a Micropower em comunicado.

Para garantir a otimização do despacho de potência e a estabilidade da operação energética, a integração entre a usina fotovoltaica (que ocupa área de 23 mil m2), a central de geração hidrelétrica e as baterias é feita com o software da Micropower EMS Smart Agro (EMS de energy management system). Segundo Sergio Jacobsen, CEO da Micropower, o software define a cada momento de qual fonte virá a energia. O sistema híbrido também eliminará o consumo de diesel como fonte de energia, evitando a emissão de mais de 970 toneladas de CO2 anuais na atmosfera.

Seguindo a Micropower e a Bauer, a solução possibilita às fazendas operarem em locais com acesso limitado à rede elétrica e, com energia armazenada em baterias, também garantir operação contínua, trazendo produtividade a partir de uma irrigação ininterrupta.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024