A empresa de transmissão de energia ISA Cteep energizou sua primeira usina solar fotovoltaica para autoconsumo remoto. Localizada na Subestação Mogi Mirim III, em Mogi Mirim, SP, a usina tem potência instalada de 500 kW, o que será suficiente para gerar créditos de compensação para 35 unidades consumidoras da companhia na região. Isso contribuirá com as metas de descarbonização da empresa, com a redução anual de aproximadamente 38 toneladas de CO2e.

Sob investimento aproximado de R$ 3,4 milhões, a usina levou cinco meses para ser construída. O sistema tem 1.165 placas fotovoltaicas de 555 Wp cada, dois inversores de 250 kW e um transformador de 500 kVA, instalados em área de 6,7 mil m². 

Segundo o gerente de novos negócios da ISA Cteep, Carlos Shiguematsu, a opção pelo autoconsumo remoto, que permite compartilhar os créditos de energia entre diferentes unidades consumidoras da empresa, foi escolhida para maximizar o aproveitamento da energia gerada, reduzindo os custos e otimizando a gestão do consumo de energia. 

Está ainda nos planos da empresa a expansão da geração solar em suas instalações, com o plano de construção de mais três usinas em outras subestações do estado de São Paulo até o final de 2025. “Com essas novas usinas, vamos ter uma potência instalada de 1500 kW na área de concessão e, aproximadamente, 2.500 módulos fotovoltaicos”, disse o gerente de reforços e melhorias, Fernando Ruiz.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024