O Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Queens, Nova York, que está passando por uma grande reforma que custará ao todo de US$ 19 bilhões, começou em setembro a construir o formidável sistema próprio de energia do chamado New Terminal One. O sistema consiste na maior microrrede de aeroportos dos EUA, com 12 MW, que abastecerá metade da carga de energia do terminal e eletrificará todas as operações terrestres.

A instalação incluirá 6,63 MW de energia solar em telhados, 3,84 MW de células de combustível e 1,5 MW/3,34 MWh de armazenamento de energia em baterias. A microrrede também fará a recuperação do calor das células de combustível para gerar água gelada e água quente para o terminal. O sistema fotovoltaico, com 13.000 módulos, será o maior já instalado em telhados na cidade de Nova York, ocupando área de 34,4 mil m2 (como curiosidade, isto é mais de três campos de futebol com as dimensões máximas regulamentadas pela FIFA, 120 x 90 m). Será também o maior sistema fotovoltaico de telhado entre todos os aeroportos dos EUA.

A construção da microrrede é liderada pela AlphaStruxure, empresa responsável por todo o projeto, financiamento, construção e operação segundo um contrato de EaaS – Energy as a Service. A empresa fornecerá ao New Terminal One a energia a um custo previsível por meio de contrato de longo prazo. A AlphaStruxure é uma joint venture entra a Schneider Electric e o grupo de investimentos Carlyle Group. A Schneider Electric fornece ao projeto a tecnologia de microrredes, controles, software e serviços.

O projeto exigiu a superação de desafios técnicos relacionados à mitigação do brilho dos painéis solares. Estudos foram conduzidos para garantir que a luz do sol refletida nos módulos não impactasse a visibilidade dos pilotos das aeronaves ou dos controladores do voo. A arquitetura do telhado do Novo Terminal Um, com vários ângulos e superfícies, também não ajudou muito.

“No que se refere à energia, os aeroportos estão enfrentando uma ‘tempestade perfeita’: mais passageiros, mais eletrificação, mais interrupções e mais necessidades de capacidade com uma infraestrutura de energia envelhecida e cada vez menos capaz de acompanhar”, disse em comunicado Juan Macias, CEO da AlphaStruxure. Segundo ele, a microrrede vai não apenas fornecer resiliência energética aos usuários do New Terminal One, mas também ajudar nas metas da cidade, do estado, e da Autoridade Portuária para redução de emissões de carbono.

A instalação dos painéis solares começará no início do ano que vem, quando terminar o a instalação da infraestrutura de cabeamento. O armazenamento em baterias e o equipamento de células de combustível serão construídos no final de 2025.

Fora do escopo do projeto, a Autoridade Portuária de Nova York está supervisionando a construção de um carport solar de 12 MW em um dos estacionamentos do aeroporto, que incluirá 7,5 MW de capacidade de armazenamento em baterias.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024