A CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica lançou uma plataforma orientativa para a negociação de certificados de energia renovável rastreável, os chamados RECs. Segundo a CCEE, o serviço centraliza dados de todas as usinas geradoras e de emissoras de certificações do país, com a meta de assegurar a origem da energia utilizada para a criação dos ativos de certificação e garantir a integralidade dos atributos ambientais.

De acordo com comunicado da câmara, um dos principais objetivos é evitar a dupla contagem, ou seja, o uso de um mesmo montante de energia para a emissão de mais de um certificado. “Ao resolver esse desafio global e afastar a possibilidade de greenwashing, a CCEE vai garantir a rastreabilidade das certificações e fortalecer o mercado de certificados de energia renovável”, diz a nota.

Para ilustrar o potencial do segmento, a câmara estima que cerca de 93% da eletricidade produzida no Brasil venham de fontes como eólicas, solares, hidrelétricas e a biomassa. Em 2021, menos de 2% dessa energia renovável era certificada. Em 2022 esse percentual avançou para 4% e, em 2023, saltou para 6,9%. De acordo com projeções da CCEE, esse resultado poderia chegar até 50%.

“Acreditamos que a plataforma brasileira para a certificação de energia renovável será um fator de crescimento do mercado, um diferencial para o desenvolvimento da nossa economia e um impulso efetivo para que o Brasil exerça o papel de liderança na transição energética mundial”, disse o presidente do conselho de administração da CCEE, Alexandre Ramos.

O desenvolvimento da plataforma contou com o apoio do MME - Ministério de Minas e Energia e da EPE - Empresa de Pesquisa Energética. Por receber em tempo real as informações do setor elétrico, incluindo dados de geração, consumo e de contratos, a CCEE tem mais facilidade para assegurar a integridade e confiabilidade ao processo de certificação das fontes e garantir que os produtos certificados são produzidos com energia renovável.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025