A norte-americana Nextracker, fornecedora de rastreadores solares, expandiu seu centro de pesquisa e desenvolvimento em Sorocaba, SP. Em parceria com o FIT - Instituto de Tecnologia, o chamado centro de excelência solar passou dos 30 mil m² originais para 46 mil m².

Segundo a empresa, o centro é dedicado a pesquisas para melhoria de desempenho, geração de energia, tecnologias agrifotovoltaicas, entre outras demandas de inovação do setor. O local também oferece treinamento para profissionais ligados à energia solar.

Com três centros de P&D no mundo, nos Estados Unidos, Índia e Brasil, a unidade brasileira foi a primeira a ser montada pela Nextracker, em 2022. Até o momento o centro já capacitou mais de 300 profissionais, somando mais de 5.600 horas de cursos e treinamentos. Entre os cursos, os destaques são os que abordam práticas de instalação solar, de segurança e de O&M; comissionamento; e resolução de problemas em terrenos.

De acordo com comunicado da empresa, em 2024 a Nextracker atingiu mais de 15 GW de projetos operacionais e em execução na América Latina e já entregou mais de 100 GW de projetos globalmente. A companhia conta com mais de 600 patentes registradas no mundo.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025