A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – atualizou os dados referentes ao desempenho da indústria automotiva em 2024. A entidade divulgou informações sobre o índice de produção de veículos, emplacamento, exportações e novos empregos, entre outros tópicos.
Também foram feitas previsões positivas para 2025, um bom sinal para empresas do setor de transformação de plásticos que prestam serviços para terceiros.
Conforme foi divulgado pela Anfavea, a produção de veículos entre o primeiro e o segundo semestre deste ano aumentou em 26,2%. Em se tratando separadamente da produção mensal de automóveis, o levantamento apontou que houve aumento de 25,1% em dezembro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A produção de veículos leves constatada entre janeiro e dezembro deste ano teve acréscimo de 10,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
A entidade divulgou o índice de produção de veículos pesados. A produção de caminhões, em um comparativo do mês de dezembro de 2023 e o mesmo mês deste ano, aumentou em 36,8%. Também foi percebido acréscimo de 41,1% na produção de caminhões entre janeiro e dezembro do ano passado e o mesmo período de 2024.
O volume de ônibus fabricados aumentou em 19,2% em dezembro deste ano em comparação com o mesmo mês de 2023, assim como foi percebido um aumento de 33,8% da produção anual, levando em consideração o desempenho do setor observado nos últimos 24 meses.
Em se tratando do percentual de emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves, a Anfavea mostrou que de outubro a dezembro de 2024 o índice de modelos híbridos emplacados passou de 4% para 7%, ao passo que os elétricos saíram de 6,1% para 5,9% no mesmo período. O índice de emplacamento de veículos híbridos plug-in entre os meses mencionados acima passou de 5,6% para 6,9%.
As exportações de veículos tiveram crescimento de 44,2% entre o primeiro e o segundo semestre de 2024, sendo a Argentina o principal destino tanto no ano passado como este ano.
Postos de trabalho em 2024 e projeção para 2025
O balanço realizado pela Anfavea apontou que 100 mil empregos foram criados na cadeia de produção de veículos brasileira em 2024. A entidade divulgou que 10 mil vagas diretas foram criadas entre janeiro e dezembro deste ano.
As previsões da instituição indicam que a produção de veículos leves em 2025 terá aumento de 7,3%, ao passo que a produção de veículos pesados se manterá estável. As exportações de veículos leves terão crescimento de 6,3% e as de pesados 4,5%.
Produção de motocicletas em alta
A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – divulgou informações sobre o desempenho da indústria de motocicletas em 2024, apontando um aumento da produção em 2,1% em novembro último em comparação com o mesmo mês de 2023.
A associação apontou que foram produzidas 131.947 motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) em novembro deste ano, que é considerado o melhor desempenho do setor no mês mencionado desde 2013.
Ao longo de 2024 foram fabricadas 1.454.955 motocicletas e foi percebido um aumento da produção em 9,6% em relação aos doze meses do ano de 2022. Ainda de acordo com a Abraciclo, no que se refere ao desempenho da indústria de motocicletas este ano, o setor obteve o melhor resultado em 11 anos.
O contato com a Anfavea e a Abraciclo pode ser feito pelos seus sites.
______________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
______________________________________________________________________________
Imagem: Racool_studio, Freepik.
Você também pode gostar:
Aumentou em 40% o uso de plásticos reciclados na indústria automotiva
Moldes texturizados a laser avançam nos setores automotivo, calçadista e de moda
Acabamento interno de veículos. Parece madeira, mas é plástico
#Anfavea #Abraciclo #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Pesquisa da CNI indicou aumento de mais de 17% do faturamento da indústria de transformação em 2024 em comparação com 2023.
10/12/2024
A Maximu’s Embalagens Especiais adquiriu uma nova máquina para fabricação de placas de polietileno expandido e vai inaugurar sua unidade fabril em fevereiro de 2025. A implantação de sistemas digitais, sistemas para reciclagem de sobras de processo e treinamento interno já está em curso.
03/12/2024
Estudo mostrou que a Europa absorveu 17% da demanda mundial por polímeros em 2023, onde foram distribuídas mais de 4 milhões de toneladas.
19/11/2024