A Hughes Network Systems, LLC, empresa de redes de satélite, anunciou os resultados de um projeto piloto feito durante três meses com novo serviço de acesso LTE, chamado Chip Internet Comunitária, em cinco vilarejos no Brasil. Projetado para atender pessoas que vivem fora do alcance das redes de cabo, fibra e celular, o Chip Internet Comunitária cria um hotspot móvel por vários quilômetros que se conecta à Internet por satélite. Qualquer pessoa pode acessar o serviço de banda larga com um dispositivo habilitado para LTE simplesmente comprando dados no revendedor local que hospeda o hotspot.

Desde o lançamento do projeto, centenas de pessoas utilizaram o serviço. Uma delas é Ivone Cordeiro, que mora na comunidade de Melancias, MG. “Nós moramos na área rural e o sinal de telefone aqui é muito ruim. Agora, mesmo estando a cerca de um quilômetro do centro da cidade, o serviço da Hughes me permite usar Internet em minha casa com bom sinal e velocidade e até usar aplicativos de mensagens ou redes sociais”.

“Conectar a todos é algo necessário, mas nenhum meio de transmissão sozinho pode resolver a exclusão digital”, diz Bhanu Durvasula, vice-presidente da divisão internacional da Hughes. “O programa Chip Internet Comunitária exemplifica uma solução multitransporte que combina LTE e satélite para expandir a cobertura àqueles que precisam. É outra solução que governos e operadoras de rede móvel podem implementar para estender as redes e conectar mais pessoas, com boa relação custo/benefício.”

Em cada região, a Hughes integra sua capacidade e equipamentos de satélite de alto rendimento através do sistema Jupiter, com uma pequena célula LTE e um núcleo de rede de código aberto, criando efetivamente uma rede LTE privada. Com essa configuração diferencial, o tráfego do assinante é processado localmente, em vez de atravessar o backlink do satélite para o núcleo da rede central, economizando largura de banda e dinheiro para a operadora quando comparado ao backhaul tradicional.

A Hughes recrutou varejistas locais para hospedar os hotspots do serviço Chip Internet Comunitária e fornece suporte de marketing e treinamento para que eles possam gerenciar as vendas e obter receita.

Semelhante ao serviço Comunidade Wi-Fi da Hughes, que combina um ponto de acesso Wi-Fi com backhaul de satélite para fornecer Internet em 50-80 metros, o serviço Chip Internet Comunitária da Hughes atende uma área maior, de aproximadamente 5 km2.



Mais Notícias RTI



Giga+ Empresas apresenta portfólio para o mercado B2B

Objetivo é levar expertise no segmento corporativo no Norte-Nordeste para outras regiões de cobertura.

10/05/2024


Setex Cabos lança linha de conectividade

Precon universal e conectores reforçados estão entre as novidades.

10/05/2024


Shoreline: montagem de nova linha de caixas de emenda é oportunidade de ressocialização de detentos

Trabalho é realizado em parceria com a penitenciária de Contagem.

10/05/2024