Provedores de Internet, operadoras e prestadoras de serviços de telecomunicações contam com elevado número de veículos para realizar instalações em campo e atender seus clientes de forma rápida e eficiente. Para monitorar e controlar os diversos dados de operação, como visitas técnicas, horas trabalhadas, gastos de combustível, programação de manutenções e acertos de multas, é fundamental contar com o apoio de um software de gestão de frotas. A plataforma de inteligência desenvolvida pela Cobli, uma FleetTech fundada em 2017, de São Paulo, é baseada em tecnologias de IoT – Internet das Coisas, inteligência artificial, big data e videotelemetria, permitindo maior produtividade das equipes e redução de custos.

A plataforma inclui o rastreador veicular que monitora tudo o que acontece com a frota e motoristas ao longo de uma viagem, como paradas desnecessárias, desvios de trajetos, acelerações e frenagens bruscas e excessos de velocidade. “O gestor visualiza no mapa, em tempo real, que veículos estão ligados, o local exato por onde estão passando, acompanha horas extras, tempo de almoço e horários de início e final de serviço de todos os dias”, diz Hugo Soares, executivo de contas da Cobli. O dispositivo, que cabe na palma da mão, é fornecido em comodato pela Cobli. Conecta-se ao veículo como um pendrive. “Basta plugá-lo e já é possível começar a acompanhar a frota. Os dados são enviados para o sistema, formando análises e relatórios precisos”, diz. O aparelho se conecta com o veículo por meio da tecnologia chamada On Board Diagnostic (OBD, na sigla em inglês, ou diagnóstico a bordo).

A eficiência no atendimento é uma outra vantagem, uma vez que o sistema indica quais veículos estão mais próximos do local de interesse, levando em consideração o trânsito das vias.

Graças às tecnologias de inteligência embarcadas, a plataforma consegue gerar cerca de 20 vezes mais dados que as soluções convencionais de mercado. As informações sobre o veículo são atualizadas via GPRS de 5 em 5 segundos a partir do recebimento de sinal. “Investimos sempre em tecnologia e ciência de dados para trazer as melhores otimizações em rastreamento, monitoramento, roteirização e serviço de bloqueador”, afirma o executivo.

A empresa vem crescendo mais de 100% ano após ano. Conta com um time de mais de 400 pessoas e investimento liderado pelo Softbank de R$ 250 milhões, a Cobli está presente em todos os estados do Brasil e atende diversos segmentos do mercado.



Mais Notícias RTI



Conect Info apresenta backbone 100% DWDM

Objetivo de provedor mineiro é crescer no mercado corporativo e outras regiões.

09/05/2024



Eletronet divulga modernização do anel Nordeste na Expo ISP Olinda

Renovação do trecho que vai de Salvador a Fortaleza está na fase final.

09/05/2024