O lançamento do projeto Norte Conectado amplia a distribuição de conexão para aproximadamente 1 milhão de habitantes dos estados do Amapá e Pará. Entre os operadores da Infovia 00, primeira a entrar em operação, está o Grupo Aquamar, que, com uma solução Connectoway e Huawei, entrega o dobro de capacidade no trecho entre Macapá, AP, e Almeirim PA.

A Infovia 00 oferece conexão entre Macapá e Santarém, no Pará, com mais de 700 quilômetros de cabos subfluviais através do Rio Amazonas. E para entregar uma melhor conexão para a região, o grupo Aquamar contou com a assessoria dos times de engenharia da Connectoway e Huawei, desde as etapas preliminares até a entrega do projeto em campo.

A partir de um sistema DWDM existente, com fatores limitados devido à longa distância entre as cidades de Macapá e Almeirim, PA, que ultrapassa 300 km em um único salto, surgiu o desafio de alcançar a maior capacidade possível utilizando apenas um canal de transmissão.

Como solução, foram escolhidos os transponders DCI Huawei da linha DC908, com a promessa de entregar 200 Gbit/s para todas as localidades. Após os testes, a Huawei foi a única a atingir essa capacidade entre todos os fabricantes presentes na infovia, apesar da longa distância.

Dessa forma, a Aquamar sai na frente com o máximo do que pode ser explorado na rota. “A garantia de uma boa entrega de conexão é importante para fomentar o mercado local de provedores”, afirma o CEO do grupo Aquamar, Emanuel Cassiano. O projeto beneficia 23 mil usuários finais, em cinco cidades, atendidos pelos 12 provedores regionais que são clientes da Aquamar. Cassiano evidencia que os provedores estão satisfeitos e que há uma procura cada vez maior pela conexão por meio do projeto Norte Conectado.

Quando iniciou a operação, em setembro de 2022, eram utilizados apenas 8 Gbit/s da capacidade total. Em apenas cinco meses, esse número saltou para os 52 Gbit/s e ao que tudo indica, a barreira dos 100 Gbit/s será ultrapassada antes do previsto. “Os provedores relatam que os clientes finais estão muito satisfeitos com a qualidade da conexão que chega até eles. Inclusive, está havendo aumento de banda nos planos contratados”, acrescenta o executivo.

De acordo com Letícia Ferreira, arquiteta de soluções da Connectoway, o benefício para o Grupo Aquamar é poder ofertar melhor performance para os seus clientes provedores. “O grupo possui um serviço estável e de qualidade, com folga suficiente para escalar o negócio, gerando valor a toda cadeia”, explica a especialista.

Para Cassiano, a parceria com a Connectoway é importante para manter a qualidade da conexão. “A Connectoway colocou sua equipe de engenharia à nossa disposição para que a conectividade tivesse a melhor eficiência. Vamos manter a parceria para novas etapas das infovias do projeto Norte Conectado”, declara. A empresa irá explorar uma nova etapa da Infovia 01, entre Santarém e Manaus, que começa a operar em março de 2023. 



Mais Notícias RTI



Giga+ Empresas apresenta portfólio para o mercado B2B

Objetivo é levar expertise no segmento corporativo no Norte-Nordeste para outras regiões de cobertura.

10/05/2024


Setex Cabos lança linha de conectividade

Precon universal e conectores reforçados estão entre as novidades.

10/05/2024


Shoreline: montagem de nova linha de caixas de emenda é oportunidade de ressocialização de detentos

Trabalho é realizado em parceria com a penitenciária de Contagem.

10/05/2024