A IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, empresa de infraestrutura compartilhada de comunicações, e a I-Systems, especialista em rede compartilhada de fibra óptica, estão lançando algumas soluções em conjunto que posicionam a IHS como uma InfraCo na América Latina e possibilitam mais qualidade nos serviços oferecidos por provedores e operadoras e, ao mesmo tempo, menos impacto visual.

O mercado tem percebido cada vez mais como é conveniente contar com as infraestruturas neutras. Com elas, provedores e operadoras regionais podem ampliar seu alcance com mais agilidade e menor custo, dedicando-se à prestação de seus serviços, enquanto nós cuidamos de toda a infraestrutura necessária. Para isso, a associação de torres e fibra óptica é natural e indispensável, principalmente na atual demanda por soluções de conectividade de rua”, afirma Farès Nassar, head Latam e VP de Inovação do grupo IHS.

Com presença na América Latina, a IHS Towers oferece ao mercado colocation, BTS - Buit-to-Suit, small cells e DAS - Distributed Antenna System. As soluções podem ser aplicadas em zonas rurais e centros urbanos, comunidades e periferias, aeroportos, shopping centers, rodovias, túneis, estádios de futebol, metrô, condomínios residenciais e corporativos.

Em sinergia, a rede de fibra óptica de alta capilaridade da I-Systems pode ser usada simultaneamente por diversos provedores e operadoras, permitindo práticas sustentáveis, com mais agilidade, menor custo, evitando sobreposição de estruturas e ampliando o acesso à Internet de alta qualidade. A empresa oferece produtos e serviços em fibra ótica neutra (FTTP, FTTH, FTTS, FTTB e FTTR) e Wi-Fi Mesh.

A colaboração entre as duas empresas possibilita a oferta de soluções aderentes às demandas do 5G, como micro edge data centers. Aproveitando o espaço disponível nos pontos com infraestrutura da IHS Brasil e a rede de fibra da I-Systems, presente em 41 cidades nas principais regiões metropolitanas do país, é possível instalar gabinetes compactos e modulares localizados mais próximos dos usuários finais. Essa proximidade permite um processamento de dados rápido, garantindo latência reduzida e uma experiência de usuário aprimorada, especialmente crucial para serviços de telecomunicações sensíveis à latência, como Surveillance as a Service.

As empresas também desenvolvem Street Level Solutions, projetadas com base na rede neutra de fibra óptica da I-Systems e utilizando a expertise em engenharia de torres da IHS, para melhorar a cobertura e a capacidade das redes de telecomunicações móveis em ambientes urbanos. A solução busca mitigar desafios como interferências, zonas de sinal morto e congestionamento de rede devido à alta densidade de usuários.

Uma novidade em SLS é o banco de praça (banco de conectividade) do Rio de Janeiro, nova solução de conexão harmonizada ao ambiente urbano. Desenvolvida a partir de alinhamento conjunto entre IHS Towers, I-Systems, Bipar Energia Telecomunicação e Indústria Metalúrgica e Prefeitura do Rio de Janeiro, a solução feita em concreto é semelhante aos demais bancos da cidade e, devido à conexão por fibra óptica, pode servir a várias antenas, interferindo minimamente na paisagem local.

Como a solução similar já implantada em Ouro Preto, MG, com autorização do IPHAN, o formato de banco permite implantação que respeita o entorno e as características arquitetônicas e históricas de cada cidade, em locais como parques e praças públicas, com menor impacto visual e, do ponto de vista técnico, com todas as funcionalidades de um equipamento tradicional, atendendo à necessidade de adensamento de rede das operadoras, que aumenta com a chegada do 5G. Essa inovação também pode ser vista em formato de outros produtos, como floreiras.



Mais Notícias RTI



Giga+ Empresas apresenta portfólio para o mercado B2B

Objetivo é levar expertise no segmento corporativo no Norte-Nordeste para outras regiões de cobertura.

10/05/2024


Setex Cabos lança linha de conectividade

Precon universal e conectores reforçados estão entre as novidades.

10/05/2024


Shoreline: montagem de nova linha de caixas de emenda é oportunidade de ressocialização de detentos

Trabalho é realizado em parceria com a penitenciária de Contagem.

10/05/2024