As empresas que fazem parte deste guia comercializam equipamentos que processam metais planos por meio de laser, usando fontes de CO2, Nd: YAG ou de fibra.
As empresas listadas neste guia fornecem máquinas que executam o corte de chapas metálicas com o uso de laser (*). A técnica consiste basicamente no direcionamento óptico de um feixe de laser de alta potência ao longo de determinada trajetória definida por comando numérico (CNC) em uma chapa metálica, a partir de um arquivo CAD. O feixe de laser focalizado nessa trajetória funde o material a ponto de cortá-lo, proporcionando arestas com acabamento superficial de alta qualidade.
As principais fontes de laser usadas nos processos de corte de metais são CO², mais indicada para corte e gravação; neodímio (Nd) e neodímio ítrio-alumínio granada (Nd: YAG), de alta potência, além dos lasers de fibra, desenvolvimento mais recente, cuja amplificação ocorre em fibra de vidro, sob comprimentos de onde muito baixos (1064 nanômetros). Estes são indicados para o corte de metais altamente reflexivos.
A escolha do melhor equipamento deve levar em conta fatores relacionados ao material a ser cortado, à qualidade desejada, expectativas e disponibilidade de equipamento, entre tantos outros. Assim, você encontrará neste guia informações essenciais que poderão orientar a sua escolha, mas obterá muito mais detalhes junto ao fornecedor escolhido.