Houve aumento de 16% na produção de aços no País em outubro de 2024, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Aço Brasil. Ainda conforme o instituto, o setor siderúrgico produziu no período analisado 3,08 milhões de toneladas de aço bruto, o segundo maior volume produzido este ano.
Os dados mostram também que o índice de produção de aços em outubro ficou muito próximo do observado em julho último, em que foram produzidas 3,09 milhões de toneladas. Ainda no mês de julho de 2024 foi percebido um crescimento de 6,6% na produção de aços em comparação com o mesmo período do ano passado.
O segmento de aços planos aumentou em 21,5% o volume produzido, em uma comparação com outubro deste ano e o mesmo mês de 2023. O ramo de aços longos também aumentou a produção em 9,9% no período analisado.
As vendas internas aumentaram entre setembro/outubro de 2023 e 2024, em que foi percebido acréscimo de 1,5% e 16,7%, respectivamente, somando um total, este ano, de 1,93 milhão de toneladas de aços comercializadas.
As importações de aços registradas em outubro deste ano somaram 598 mil toneladas, com taxa de penetração maior (20,1%) do que a percebida no mesmo período em 2023 (17,8%). Conforme foi divulgado pelo Instituto Aço Brasil, 62% do volume de aços importado pelo País em outubro último foram fornecidos pela China.
O Instituto Aço Brasil fornece mais informações sobre o mercado de aços em seu site. Confira também a seção Mercado em nosso site, que traz informações sobre o setor metal mecânico.
___________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: ABCEM/Divulgação.
Acesse artigos técnicos sobre conformação de metais:
Determinação do retorno elástico de chapas metálicas dobradas ao ar
Distribuição de carga na mesa da prensa
#InstitutoAçoBrasil #CorteConformaçãoMetais #Mercado
Mais Notícias CCM
O fortalecimento do mercado de hidrogênio verde levou a Neuman & Esser a investir R$ 70 milhões na ampliação da sua unidade de produção de eletrolisadores em Belo Horizonte (MG). A ampliação movimenta toda a cadeia de fornecimento de componentes, tubulações e serviços de caldeiraria.
02/12/2024
Versão atualizada de software para modelamento 3D de peças fabricadas com chapas chega com novos recursos e já está disponível para comercialização.
27/11/2024
O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.
18/11/2024