A LHC Metrolchem (Cachoeirinha, RS), resultante de uma parceria entre engenheiros brasileiros e alemães, está trazendo para o Brasil uma tecnologia que permite o escaneamento preciso de peças com geometria complexa, para fins de controle da qualidade, engenharia reversa ou para a conclusão de projetos envolvendo a criação de produtos virtuais totalmente fieis às suas contrapartes físicas.

 

A técnica se baseia na aplicação de um spray sobre a peça a ser digitalizada, seguida da varredura feita pelo scanner 3D da empresa parceira Shining. A camada de spray ajuda a revelar pontos escuros e transparentes na peça que está sendo trabalhada, permitindo obter informações claras sobre a superfície escaneada.

 

Denominado Reflecon, o spray foi desenvolvido pela empresa alemã MR Chemie e já está sendo fabricado no Brasil, podendo ser empregado também no controle da qualidade quando do recebimento de peças de engenharia antes da montagem de equipamentos críticos, assim como no escaneamento para efeito de documentação.

 

Após a aplicação, a camada de revestimento permanece por cerca de quatro horas na superfície, período após o qual ela sublima (passa do estado sólido para o gasoso), deixando a peça livre de resíduos, pois não passa por fase líquida. O spray é compatível com superfícies de diferentes materiais, incluindo os plásticos sensíveis a alterações de acabamento.

 

O scanner recomendado para atuar juntamente com o spray é o modelo Shining 3D EinScan LIBRE, que possui cinco câmeras com resolução de 5 megapixels, capazes de registrar texturas e cores com absoluta precisão.

 

No caso da indústria de produtos plásticos, as aplicações da tecnologia se concentram no escaneamento de amostras de peças injetadas para efeito de controle da qualidade e do desempenho dos moldes. Deformações e trincas podem ser identificadas com precisão, oferecendo subsídios a operações de medição e try outs. Projetos em CAD podem ser comparados com as peças escaneadas , evitando a produção de grandes séries de itens não-conformes. A aceleração da fase de protótipo de peças também pode ser beneficiada pelo uso do equipamento.

 

A digitalização de peças e moldes é útil também na indústria metal mecânica e nas ferramentarias. Alterações de geometria de estampos e a deformação elástica de chapas durante o processamento podem ser precisamente medidas e documentadas, para comparação no try out de ferramental, ou ainda, para avaliação instantânea sobre a continuidade ou não da produção.

 

 

Além de comercializar os scanners e os sprays, a LHC também presta serviços de digitalização, consultoria técnica e treinamento sobre o uso das ferramentas de digitalização na indústria.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________

 

Imagem: LHC Metrolchem

 

 

Leia também:

 

Instrumentação será tema de workshop na Intermach 2025

 

Recurso de IA é integrado a novo sistema de controle de robôs industriais

 



Mais Notícias CCM



Mecalor lança compressor com mancais magnéticos para refrigeração industrial

Economia de água e lubrificantes, e também redução de custos com manutenção. Essas são as apostas da Mecalor com o lançamento de um novo compressor para sistemas de refrigeração de máquinas do setor de plásticos, já disponível para comercialização.

01/04/2025


Tecnologia de injeção multimateriais passa a integrar o portfólio da Husky

A desenvolvedora de equipamentos para injeção adquiriu a unidade de tecnologia de injeção multimateriais da MGS.

18/03/2025


Kiefel investe em centro de inovação

A fabricante de termoformadoras Kiefel criou um centro de inovação onde poderão ser realizados testes de fabricação nos modelos mais atuais de seu portfólio de máquinas.

11/03/2025