A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – atualizou os dados referentes ao desempenho da indústria automotiva em 2024. A entidade divulgou informações sobre o índice de produção de veículos, emplacamento, exportações e novos empregos, entre outros tópicos.
Além disso, foram feitas previsões positivas para 2025, um bom sinal para empresas que prestam serviços de corte, estampagem e soldagem de chapas.
De acordo com a Anfavea, a produção de veículos entre o primeiro e o segundo semestre deste ano aumentou em 26,2%. Em se tratando separadamente da produção mensal de automóveis, o levantamento apontou que houve aumento de 25,1% em dezembro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A produção de veículos leves constatada entre janeiro e dezembro deste ano teve acréscimo de 10,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
O índice de produção de veículos pesados também foi divulgado pela entidade. A produção de caminhões, em um comparativo do mês de dezembro de 2023 e o mesmo mês deste ano, aumentou em 36,8%. Também foi percebido acréscimo de 41,1% na produção de caminhões entre janeiro e dezembro do ano passado e o mesmo período de 2024.
O volume de ônibus fabricados aumentou em 19,2% em dezembro deste ano em comparação com o mesmo mês de 2023, assim como foi percebido um aumento de 33,8% da produção anual, levando em consideração o desempenho do setor observado nos últimos 24 meses.
No que se refere ao percentual de emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves, a Anfavea mostrou que de outubro a dezembro de 2024 o índice de modelos híbridos emplacados passou de 4% para 7%, ao passo que os elétricos saíram de 6,1% para 5,9% no mesmo período. O índice de emplacamento de veículos híbridos plug-in entre os meses mencionados acima passou de 5,6% para 6,9%.
As exportações de veículos tiveram crescimento de 44,2% entre o primeiro e o segundo semestre de 2024, sendo a Argentina o principal destino tanto no ano passado como este ano.
Empregos em 2024 e projeção para 2025
O balanço realizado pela Anfavea apontou que 100 mil empregos foram criados na cadeia de produção de veículos brasileira em 2024. A entidade divulgou que 10 mil vagas diretas foram criadas entre janeiro e dezembro deste ano.
Conforme as previsões da instituição, a produção de veículos leves em 2025 terá aumento de 7,3%, ao passo que a produção de veículos pesados se manterá estável. As exportações de veículos leves terão crescimento de 6,3% e as de pesados 4,5%.
Aumento na produção de motocicletas
A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – divulgou informações sobre o desempenho da indústria de motocicletas em 2024, apontando um aumento da produção em 2,1% em novembro último em comparação com o mesmo mês de 2023.
De acordo com a associação, foram produzidas 131.947 motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) em novembro deste ano, que é considerado o melhor desempenho do setor no mês mencionado desde 2013.
Ao longo de 2024 foram fabricadas 1.454.955 motocicletas e foi percebido um aumento da produção em 9,6% em relação aos doze meses do ano de 2022. Ainda de acordo com a Abraciclo, no que se refere ao desempenho da indústria de motocicletas este ano, o setor obteve o melhor resultado em 11 anos.
Nos sites da Anfavea e da Abraciclo podem ser obtidas mais informações.
________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________
Imagem: Usertrmk, Freepik.
Você também pode gostar:
Ibero Group amplia a capacidade de produção de implementos rodoviários
NLMK reafirma sua aposta no mercado brasileiro de aços especiais
Sergomel investe na produção de implementos agrícolas
#Anfavea #Abraciclo #CorteConformaçãoMetais
Mais Notícias CCM
Fabricantes de equipamentos para trabalhar chapas e tubos anunciaram uma parceria estratégica que tem por objetivo a oferta de sistemas completos de fabricação.
13/12/2024
Estudo da CNI indicou aumento de mais de 17% do faturamento da indústria de transformação em 2024 em comparação com 2023.
10/12/2024
O fortalecimento do mercado de hidrogênio verde levou a Neuman & Esser a investir R$ 70 milhões na ampliação da sua unidade de produção de eletrolisadores em Belo Horizonte (MG). A ampliação movimenta toda a cadeia de fornecimento de componentes, tubulações e serviços de caldeiraria.
02/12/2024