Passou a integrar o portfólio da Böllhoff, com matriz na Alemanha e subsidiária brasileira no município de Jundiaí (SP), o equipamento para união de chapas e perfis metálicos Rivclinch (foto). 


O equipamento pode ser utilizado em operações de união de chapas por clinching, que é um processo que possibilita a junção de chapas metálicas mesmo que elas sejam compostas de materiais distintos, pela deformação localizada dessas chapas. As aplicações em que pode ser utilizado o Rivclinch abrangem a união de materiais como, por exemplo, aço carbono, aço inoxidável, alumínio e metais não ferrosos. 


Marco Pellizzon André, diretor técnico da Böllhoff Brasil, que forneceu informações à reportagem da Corte e Conformação de Metais, comentou sobre o lançamento: “O diferencial da solução oferecida pela Böllhoff está na inovação, que proporciona menor peso, mais ergonomia, qualidade superior e uma maior gama de aplicações para a máquina 0201 IP. Além disso, proporciona maior robustez, ergonomia, range de aplicação e repetibilidade para as máquinas 0404 IP”. 


Ainda de acordo com Marco, a Böllhoff incluiu em seu portfólio o Rivclinch elétrico, uma solução para automação e controle de processos, que apresenta menor peso em relação a tecnologias para clinching convencionais e que possui força de aplicação de até 80 kN. O modelo é compatível com diversos materiais e espessuras de chapa.

 

_______________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metal mecânica. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________

 

Imagem: Böllhoff/Divulgação.

 

Você também pode gostar:

 

Novos recursos de inteligência artificial para o setor metal mecânico

 

Uma revisão dos processos de soldagem a arco e dos métodos de transferência de material

 

#Böllhoff #Rivclinch #CorteConformaçãoMetais



Mais Notícias CCM



Estampagem profunda auxiliada por ultrassom

O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.

02/04/2025


Inscrições abertas para a 44ª edição do Senafor

Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.

31/03/2025


Parceria entre Miller e Novarc vai promover o uso de robótica e IA na soldagem

Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.

17/03/2025